quinta-feira, 14 de abril de 2011

Piada racista no mercado Andreazza em Caxias do Sul vira caso de polícia

Imagem retirada de http://ciracial.blogspot.com/

fonte: http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/impressa/11,3272927,499,16887,impressa.html

Caxias do Sul – Abalada moralmente por uma piada de cunho racista, a operadora de caixa Queren Pereira de Souza Oliveira, 23 anos, registrou na manhã de ontem uma ocorrência policial de injúria qualificada. O alvo da investigação, a ser conduzida pela Delegacia para a Mulher (DM), é o aposentado Orlando Andreazza, 80 anos, fundador da rede de supermercados Andreazza.

A ocorrência foi registrada por volta das 10h30min, logo depois de a jovem ter saído, aos prantos, da filial do bairro Pioneiro. A sogra de Queren a acompanhou durante o registro da ocorrência feito no plantão da Polícia Civil.

Segunda a operadora de caixa, paulista, negra e grávida de sete meses do primeiro filho, Andreazza a abordou no momento que ela limpava o balcão do caixa 9. O Aposentado teria perguntado se ela “sabia a semelhança entre um Fusca quebrado na esquina e uma negra barriguda”.

– Eu não entendi direito a pergunta e respondi que não sabia – disse ontem à noite, ainda abalada, na redação do Pioneiro.

Ato seguinte, segundo a ocorrência, uma funcionária do mercado teria dito:

– Você não entendeu? Os dois estão esperando um macaco!

– Em seguida percebi que ele se referia a mim insinuando que eu estava esperando um macaco. Fiquei chocada.

Queren relatou ter deixado o setor dos caixas e ido em direção ao banheiro. No caminho, teria encontrado uma colega, que disse:

– Ele é assim mesmo.

A piada teria sido presenciada por outros funcionários. Alguns, a exemplo do aposentado, deram gargalhadas.

A jovem, que trabalha no supermercado há quase um ano, contou ter começado a chorar no banheiro, enquanto colegas tentavam a acalmar. Depois, pegou seus pertences, e pediu ao gerente, Paulo de Souza Oliveira, para ir embora:

– Eu não tinha mais condições de ficar ali. E não voltarei, mesmo que queiram. Nunca mais quero vê-lo na minha frente. Pessoas racistas são desumanas. As pessoas (de Caxias) não acolhem bem quem vem de fora, infelizmente.

– Existe discriminação em relação a tudo em Caxias, não apenas à raça, mas à classe social, principalmente – ampliou a dona de casa Maristela Vaz, 43, sogra de Queren.

A família contratou uma advogada. A DM, sob comando da delegada Suely Rech, ouvirá todos os envolvidos a partir de hoje.

Gerente da filial do bairro Pioneiro, Paulo de Souza Oliveira diz ter ouvido a funcionária logo após o suposto episódio de racismo:

– Eu ouvi a funcionária e comuniquei o ocorrido ao senhor Vitor, filho do senhor Orlando e nosso diretor.

Vitor Andreazza disse, às 20h de ontem, que Orlando Andreazza, apesar de ser seu pai, não tem qualquer envolvimento com a gestão da rede de supermercados, sendo “um cliente como outro qualquer”.

– Se houve problema, e eu não sei se houve, foi entre essa funcionária e o cliente Orlando Andreazza. Não se trata de um problema entre o supermercado e a funcionária.

Orlando Andreazza não foi localizado pela reportagem.

26 comentários:

  1. Andreazza a rede de supermercados racista de caxias do sul! o amigo da familia.hahaha

    ResponderExcluir
  2. já é de praxe os membros da família Andreazza umilhar os funcionarios

    ResponderExcluir
  3. trabalho no mercado andreazza vi a minha amiga triste sobre o acontecidoo queremos justiça!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. todos nós somos filhos do mesmo deus q/ nos criou isso sendo branco mulato negro de qualquer raça e cor acho que deve sim ser punido pois assim vão conseguir respeitar mais o ser humano coisa que estiveram em faculdade e o mais importante não aprenderam que é o respeito minha sobrinha também já trabalhou para o amigo da familia e foi muito pisada por esses canalhas .....

    ResponderExcluir
  5. o pai do dono é um senhor de idade e teve a infelicidade de brincar com uma piada de mal gosto. os italianos, familia da qual pertence esse senhor e parte da minha, pois sou mistiço negro, italiano e alemão, acho que se faz piadas de todas as raças, só que a nossa negra fica melindrada, já imaginaram se os portugueses ficassem bravos com as piadas que fazemos deles!!! ou os pobres argentinos que comparamos com os piores!!! todos recebem as brincadeiras, mesmo não gostando, mas não se importam tanto. sei que a raça negra foi e é muito ¨pisada¨por todos, mas a raça mais racista que tem e a nossa negra, vejo pelos parentes de minha avó. temos que sermos mais fortes, estudar mais, batalhar por melhores dias, vejam onde chegou um negro que não se melindrou ... PRESIDENTE DO MAIOR PAIS DO MUNDO! VAMOS CRIAR VERGONHA NA CARA E DEIXAR AS PICUINHAS DE LADO E continuarmos a ser raça forte. como uma pessoa já comentou que somos todos filhos do mesmo Deus (com letra maiuscula) e não há distinção entre os povos para Ele.

    ResponderExcluir
  6. se eu ficasse brabo toda a vez que me chamam de ALEMÃO BATATA, OU GRINGO MÃO DE VACA ia ser tenso

    ResponderExcluir
  7. Alemão batata , alemão atravesado eu que sou alemão canso de ouvir isso , força e cabeça erguida porque a criança que vç. esta esperando vai fazer vç esquecer de tudo e trazer muita alegria

    ResponderExcluir
  8. Para Deus somos todos iguais, somos todos filhos dele,independente de raça, cor, ou status sociais, essa moça foi humiliada, mas ela pode ter certeza de uma coisa, ela é mais humana do q esse racista, q Deus tenha piedade da alma dele, se a justiça dos homens não fazer nada, pode ter certeza q a justiça de Deus não falha
    Amiga, caminhe de cabeça erguida, porque vc é melhor q esse mostro...

    ResponderExcluir
  9. Se Caxias eh tão ruim como elas falaram, porque nao ficaram em SP? Pessoas racistas existem em todo o lugar e em Caxias nao eh diferente. Além disso, sou de fora tb e fui mto bem recebido por essa cidade maravilhosa. Como falei antes, tem pessoas de todo o tipo em todo o lugar, mas generalizar eh um erro grave. Se nao está feliz aqui que volte pra SP...

    ResponderExcluir
  10. é um velho muito safado,falta de ter oq fazer manda ele ir pescar no rio e fazem um buraco no barco pra ele ñ voltar mais...

    ResponderExcluir
  11. Acho que o mais tenso foi falar do filhinho que ela está esperando , se fosse comigo, ia até chorar mas não sei se não iria agredir esse velho idiota ...E o filho dele deve ser igual a ele se o pai dele eh fundador da rede , como diz a reportagem, a rede vai pagar pelo ocorrido...tomara que tenham que pagar uma indenização BEM GORDA pra ela.
    Como negra , mulher, mooradora de Alvorada e ainda casada com um branco... já viu neh...
    Vamos ver como vai acabar essa historia...
    Claudia Pinheiro - Alvorada

    ResponderExcluir
  12. Caxias do Sul uma cidade tão linda mas ao mesmo tempo com pessoas racistas e sujas.Estraga essa bela cidade;;;;;;

    ResponderExcluir
  13. MAS AI NA SERRA A GRANDE MAIORIA DOS GRINGOS SÃO RACISTAS...UMA GRANDE VERDADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os gringos nao sao racistas, racistas são aqueles q tiram proveito de tdo para tentarem se dar bem na vida, sem ter q trabalhar, se tdo que falarmos for racismo, bulling o mundo esta perdido.... entra num ouvido e sai no outro e já eras.... e na minha opiniao os mais racistas da propria cor sao os negros mesmo, pois tdo é fato de racismo: ah fulano falou isso pq sou preto, eles mesmo se colocam nas situaçoes... E olha que sou negra....

      Excluir
  14. fato,,,a familia andreazza fas qestao de umilha todos os funcionarios..eu ja trabalhei la..e sei como eh

    ResponderExcluir
  15. As pessoas de Caxias podem até te tratar bem, mas sempre demonstram o preconceito. Se acham superiores, mas no fundo não tem nada de diferente. Quando falam do alemão, português, argentino também é preconceito e acho errado, muito errado. As pessoas tem que aprender a respeitar o outro como ele é, indendente da cor, credo, escolha sexual, classe social...

    ResponderExcluir
  16. Essa rede de supermercados é uma porcaria , na filial de São Pelegrino não tem espaço , mau atendimento , não sabem nem organizar o lugar , uma balança eletrônica de 20kg caiu e quase quebrou meu pé por estar em local inadequado em cima de uma caixa plástica podre , é um chiqueiro , mas enquanto tiver milhares de imbecis indo comprar lá não vai mudar nada , um dia que ficar vazio para as moscas quem sabe aí mudem essa cabeça de colono da grota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns penso igual a vc . na loja onde eu trabalho a fiscal não ganha o bastante em casa pq vive de mal humor.

      Excluir
  17. São gringos, o povo mais mal educado, frio, ganancioso e preconceituoso da face da terra. Não passam de uns colonos bagaceiros que "se acham" os europeus só porque a "nona" ainda fala italiano à mesa e, como é próprio dessa raça maldita, tem todos os vícios, entre os quais falar aos gritos, sem o menor senso de conveniência ou de educação. Lamentável o que ocorreu com a funcionária, mas, infelizmente, quem tem dinheiro não é punido neste lixo de "país" e. com certeza, o gringo porco que a ofendeu não sofreu nenhuma punição; para piorar, deve tê-la demitido ainda! Para o inferno com essa colonada nojenta!

    ResponderExcluir
  18. O atendimento é péssimo e o povo ainda piora, pois não sabem fazer fila, furam fila e ficam se batendo em um espaço apertado, onde os produtos são "socados" de qualquer jeito. Parece um lugar próprio para animais, o que, em grande parte, pode se dizer da "gente" de Caxias do Sul.

    ResponderExcluir
  19. Trabalho na rede à quase 2 anos e sei como é difícil pois tem umas fiscais que são umas éguas pra não dizer outra voisa os gerentes são uns bosta e por parte dos dono só se salva o VITOR E O MAURO pq o resto são uns otários sem falar nas falsas de algumas das funcionárias do caixa. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só queria corrigir "SO SE SALVA O VITOR E O MARCOS e não o Mauro."

      Excluir
  20. Pra começar na hora que o bixo pega eles só pensam em tirar o deles da reta dizendo que era apenas um cliente, sendo que o Orlando foi o fundador da rede e com certeza também manda!
    Que seja feita justiça, só porque eles tem dinheiro não significa que podem sair humilhando os outros!
    ESSES SAFADOS HIPÓCRITAS!

    ResponderExcluir