domingo, 20 de março de 2011

Comemoração do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Em cima mas ainda em tempo. Espero que alguém veja:

No dia 21 de março a Secretaria Estadual de Educação, através do Setor Pedagógico/ Equipe Diversidade estará dando continuidade a implementação de políticas públicas educativas do Estado, desenvolvendo um dia de atividades teóricas e práticas, reunindo artistas, intelectuais, comunidade negra, indígena, e funcionários, para colocar em relevo esta data simbólica internacional, contribuindo na recontagem histórica da participação dos negros e indígenas, implementando em sua práxis, as leis 10.639/03 e 11.645/08.
Este dia de atividades é o resultado da Comissão da Diversidade do Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), movimento negro, outras secretarias de Estado, e sociedade civil.

As ações serão desenvolvidas na Secretaria Estadual de Educação, na Avenida Borges de Medeiros, 1501, plataforma.

Haverá programação desde às 8h30min da manhã, com recepção dos religiosos de matriz africana e com capoeira. A abertura oficial será às 9 horas com a presença de autoridades saudando o evento em nome da Educação no Estado, Fórum de Educação e representantes dos movimentos sociais. Teremos a interpretação dos seguintes hinos: o Hino Nacional, o Pan-Africano e o Hino Rio-grandense . Presença dos grupos Ganga Zumba, Canta Brasil e do Coral dos funcionários da Secretaria da Educação, chamado Cantoria. Na tarde, a partir das 14 horas, teremos: Hip Hop com Preta Michelini, dança indígena, Hora do Conto para crianças presentes, entrega do Estatuto da Igualdade Racial pelo Senador Paulo Paim, apresentação artística de violão com Wagner Canabarro e poesias com Juarez e Tussile, show com o cantor Dante Ramon Ledesma e para encerrar, apresentação do grupo show da Escola de Samba Estado Maior da Restinga.
Durante o evento, serão projetadas imagens no telão, de lideranças negras e indígenas. Contará, ainda, com uma exposição afro-indígena com mais de 20 mesas apresentando artesanato e produtos diversos.
Lembramos que a PROCERGS estará transmitindo simultaneamente este evento, na parte da manhã, para todas as Coordenadorias de Educação do Estado.


Histórico

No dia 21 de março de 1960 na África do Sul, na cidade de Johannesburgo, mais de 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam passar. O resultado deste protesto originou um saldo de 69 mortes e 186 feridos.
Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Para trabalhar questões de discriminação racial e todas as formas correlatas de intolerância no mundo. Portanto, a (ONU) Organização das Nações Unidas instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Serviço:

O que? Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
Quando? Dia 21 de Março, segunda-feira.
Hora? 8h30min às 18h00min
Quanto? Gratuito
Local? Secretaria Estadual de Educação - Avenida Borges de Medeiros, 1501- Plataforma
Informações? E-mail: educ-afro@seduc.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário