sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Participação dos professores jovens do Zumbi - Maurício analisa a experiência pessoal dos(as) professores(as) do ZPPV

Dando sequência à divulgação das apresentações realizadas no I Encontro de Educadores do ZPPV, ocorrido em 06/08, publicamos hoje a apresentação do doutorando da Faculdade de Educação da UFRGS Maurício. Maurício não é professor do Zumbi, mas está desenvolvendo sua pesquisa de doutorado sobre participação social da juventude, e realizando seu trabalho de campo no Zumbi e em outros movimentos sociais da cidade. Confira informações completas sobre a apresentação abaixo do vídeo.



Experiências de participação dos professores jovens do Zumbi
Maurício Perondi 

Disciplina/área de atuação: Pesquisa sobre juventude/Educação 

Instituição: Faculdade de Educação – UFRGS. 

Justificativa: Ao escolher o Zumbi dos Palmares para a realização da minha pesquisa sobre juventude e participação social, comecei a ter contato com o grupo e percebi que vários dos professores são jovens universitários. Alguns, inclusive, são ex-alunos do cursinho. Este fator motivou-me a realizar a pesquisa com esses professores jovens, buscando compreender o sentido que esta experiência tem para a sua vida. 
 Método: O método adotado foi o das narrativas juvenis. Num primeiro momento, dois professores foram convidados a participar de um curso sobre “Juventude, participação social e narrativas juvenis”, que foi realizado na Faculdade de Educação da UFRGS. Posteriormente, estes dois jovens foram convidados a realizarem entrevistas com outros dois jovens professores do Zumbi, para que estes relatassem as suas experiências de participação no cursinho. 

Conclusões: Ainda estou na fase inicial da análise dos relatos dos participantes da pesquisa. No entanto, já é possível perceber que a experiência de atuação no Zumbi tem um significado especial para a trajetória de cada um. Os participantes dizem que a experiência lhes ajudou a ampliar a sua visão da realidade, contribuindo para um maior engajamento nesta proposta, a fim de que outros jovens tenham acesso à universidade e uma visão mais crítica da sociedade. Afirmam ainda que a participação no Zumbi tem um sentido especial para si e que suas trajetórias de vida seriam muito diferentes, caso não participassem deste grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário