Maurício Perondi
Disciplina/área de atuação: Pesquisa sobre juventude/Educação
Instituição: Faculdade de Educação – UFRGS.
Justificativa: Ao escolher o Zumbi dos Palmares para a realização da minha pesquisa sobre juventude e participação social, comecei a ter contato com o grupo e percebi que vários dos professores são jovens universitários. Alguns, inclusive, são ex-alunos do cursinho. Este fator motivou-me a realizar a pesquisa com esses professores jovens, buscando compreender o sentido que esta experiência tem para a sua vida.
Método: O método adotado foi o das narrativas juvenis. Num primeiro momento, dois professores foram convidados a participar de um curso sobre “Juventude, participação social e narrativas juvenis”, que foi realizado na Faculdade de Educação da UFRGS. Posteriormente, estes dois jovens foram convidados a realizarem entrevistas com outros dois jovens professores do Zumbi, para que estes relatassem as suas experiências de participação no cursinho.
Conclusões: Ainda estou na fase inicial da análise dos relatos dos participantes da pesquisa. No entanto, já é possível perceber que a experiência de atuação no Zumbi tem um significado especial para a trajetória de cada um. Os participantes dizem que a experiência lhes ajudou a ampliar a sua visão da realidade, contribuindo para um maior engajamento nesta proposta, a fim de que outros jovens tenham acesso à universidade e uma visão mais crítica da sociedade. Afirmam ainda que a participação no Zumbi tem um sentido especial para si e que suas trajetórias de vida seriam muito diferentes, caso não participassem deste grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário