quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

1° Encontro de formação do Zumbi: Paulo Freire

Zumbis de Porto Alegre e zumbis de Viamão, inúmeras vezes já conversamos sobre a necessidade de investir mais tempo na nossa formação pedagógica e política, tanto conversamos que decidimos começar a agir logo e esse sábado, dia 18 de dezembro, teremos nosso primeiro encontro de formação, no núcleo de Viamão (vide localização aqui). Estão convidad@s professorxs e alun@s dos dois núcleos, e demais interessad@s em se aproximar do trabalho do Zumbi.

Nesse primeiro encontro começaremos a nos aprofundar na obra do educador e filósofo da educação brasileiro Paulo Freire. Freire enfatizava muito que a transformação da realidade não é alcançada por simples reflexão teórica nem por simples ação irrefletida. Só contribuímos de fato para a mudança quando integramos teoria e prática no que Freire chamou de uma práxis revolucionária. Seria portanto uma incoerência muito grande se transformássemos nosso 1° encontro de formação em uma divagação teórica sobre sua obra. É por isso que o encontro contará com dois momentos:

Programação
18h - Apresentação "Paulo Freire: Educação para a mudança"
A idéia dessa apresentação é dar uma visão organizada dos principais aspectos das reflexões de Freire, que possa lançar luz na discussão da etapa seguinte. Essa parte vai ser particularmente interessante pra quem, mesmo já tendo alguma idéia sobre o pensamento de Freire, nunca teve a oportunidade de se debruçar sobre a obra dele.

19h - Reunião de trabalho: repensando a educação no Zumbi
Nesse segundo momento teremos oportunidade de verificar em que medida o que aprendemos no primeiro momento nos ajuda a lançar um novo olhar sobre a nossa realidade. Pretendo propor algumas questões-problemas relacionadas ao Zumbi para motivar uma discussão e reflexão prática. Mais do que um simples debate, esse momento deve ser uma autêntica reunião de trabalho, em que além de refletir podemos propor soluções e planejar como concretizá-las.

20h - Festerê!
Como ninguém é de ferro, é hora de dar uma relaxada. Mais detalhes aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário