terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Estudo sobre a evasão em um pré-vestibular popular

As altíssimas taxas de evasão são um dos problemas mais recorrentes e mais difíceis de resolver enfrentados pelos pré-vestibulares populares. Daí a importância do estudo realizado pelo pessoal do Pré-vestibular Esperança Popular em 2009, referente à sua própria realidade específica. Se quisermos de fato enfrentar um problema dessa complexidade, devemos conhecer bem os condicionantes psicológicos e sociais envolvidos. Seguem as informações sobre o artigo:

-----------------

Nome: ESTUDO DO PROBLEMA DA EVASÃO NO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR ESPERANÇA POPULAR DA RESTINGA

Autores: Amanda Ritter Stoffe, Débora Schardosin Ferreira, Diego Souza Marques, Geraldo Magela Campani Figueiredo, Helena Bonetto, Ludmar Matos, Palmo Celestino Ribeiro Franco, Rafael Arenhaldt (orientador), Thiago Ingrassia Pereira (orientador), Yara Paulina Cerpa Aranda

Resumo: Os Cursos Pré-Vestibulares Populares (PVPs) são uma realidade no cenário educacional de nosso país, pois em praticamente todo o território nacional há registro da organização e desenvolvimento de cursos preparatórios ao vestibular que, além disso, trabalham a partir de princípios de educação popular, buscando formar sujeitos críticos. Nesse cenário, o Programa Conexões de Saberes/UFRGS definiu como um de seus territórios o PVP Esperança Popular, no bairro Restinga em Porto Alegre/RS, com o objetivo de fomentar a democratização do acesso ao ensino superior. Neste artigo procuramos discutir um problema que nos desafiou em nosso trabalho no ano de 2006: a evasão dos alunos em nosso cursinho. Assim, buscamos compreender as causas e motivações desse problema. Para a execução dessa proposta, realizamos pesquisa bibliográfica sobre o tema e entrevistas semi-estruturadas com os alunos evadidos. Os resultados apontam que a evasão está ligada à fragilidade do vínculo dos alunos com o cursinho, seja por suas condições materiais, pela falta de uma “cultura universitária” ou pelo caráter embrionário da experiência no bairro e na Associação de Moradores.

Palavras-Chaves: Pré-Vestibular Popular; Vestibular; Evasão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário