domingo, 5 de dezembro de 2010

O trabalho conjunto é o caminho para os cursinhos populares concluíram os docentes

O trabalho conjunto é o caminho para os cursinhos populares concluíram os docentes. A reunião de docentes do pré-vestibular Zumbi dos Palmares ocorrido hoje na escola estadual Ana Jobim em Viamão discutiu vários assuntos relevantes para o futuro do cursinho popular. As unidades de Porto Alegre e Viamão decidiram que o trabalho e as reuniões conjuntas tem mais impacto e melhorias para a educação popular.
Estava presente na reunião o organizador do cursinho popular da Restinga chamado Esperança Popular e membro da rádio comunitária Quilombo ouvindo e fazendo intervenções das experiências da Restinga e levando a do Zumbi dos Palmares para lá.
Foi discutido o objetivo geral do curso Zumbi dos Palmares valorizando mais o aluno quanto a possibilidade de aprender noções fundamentais de cidadania. Também na sua construção da identidade, tendo como ponto de partida o seu modo de vida. As aulas pretendem fazer o aluno se reconhecer como sujeito biológico e social com características culturais que o inserem em um grupo social.
Outro ponto discutido foi o projeto pedagógico onde centrou na discussão da mudança de enfoque no ensino preparatório de vestibular, passando de uma concepção eurocêntrica nos conteúdos, que na maior parte das vezes trata de forma secundária os assuntos da cidadania do oprimido,para uma visão temática.
A abordagem temática pareceu para os docentes a mais adequada para o cursinho popular e vem sendo adotada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, ou seja, Enem.
O aluno deve receber orientação do histórico, as propostas do projeto, a importância da participação do movimento e principalmente encontros de CULTURA E CIDADANIA como um dos pilares do trabalho onde são desenvolvidos temas sugeridos no interior do núcleo através de um planejamento participativo.
Ficou também marcado outra reunião para o dia 18 de dezembro. Neste dia será apresentado uma aula sobre Paulo Freire preparada pelo mestrando e professor Nathan além de uma confraternização com todos os professores. É claro de Porto Alegre também!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário