sábado, 29 de janeiro de 2011

Documentário sobre o mito da democracia racial

Você já ouviu falar em mito da democracia racial? Mito da democracia racial é a idéia de que no Brasil não existe racismo. O número relativamente reduzido (em comparação a outros países) de manifestações extremas de preconceito explicitamente raciais, foi interpretado por muit@s pensadorxs brasileir@s como uma demonstração de que somos um país que respeita a diversidade, que sabe conviver com as diferenças e, por isso, já superamos os problemas raciais. Essa idéia é muito criticada pelo movimento negro e por outr@s pensadorxs, como Florestan Fernandes, que afirmam que essa é uma forma apenas de camuflar o racismo de que nossa sociedade nunca se livrou. Esse é o tema do documentário Café com leite (água e azeite?):
"Café com leite" apresenta uma reflexão sobre o Mito da Democracia Racial no Brasil através de depoimentos dos professores da FFLCH-USP, Antonio Sérgio Guimarães, Kabengelê Munanga, a diretora do Geledés, Sueli Carneiro e o antropólogo Batista Félix.Alunos da pós-graduação da FFLCH como Mácio Macedo e Uvanderson da Silva também participam do debate.
Os cineastas Jeferson De, Noel Carvalho e a atriz Zezé Motta traçam comentários sobre a Democracia Racial. O documentário apresenta ainda trechos de filmes adaptados da obra de Jorge Amado, como "Jubiabá" e "Tenda dos Milagres", de Nelson Pereira dos Santos e "Assalto ao trem pagador" de Roberto Farias e também imagens da luta do negro no Brasil através do arquivo de Abdias do Nascimento."

Documentário em 6 partes:
"Café com leite (água e azeite?)" - Duração: 30 min - Ano: 2007 - Direção, produção, roteiro: Guiomar Ramos - Co-produção: Tatu Filmes - Edição: Márcio Perez.

Um comentário:

  1. Muito bom documentário, concordo que muitas pessoas só se assumem como negros quando convém ou se dizem brancas quando é conveniente!

    ResponderExcluir