domingo, 8 de maio de 2011

Denúncia de racismo em escola de Canoas - RS

O Coletivo Catarse entrevistou um estudante de uma escola de Canoas que alega que seu professor de geografia dirigiu a ele declarações racistas. Na entrevista o estudante e seu pai narram o episódio e refletem sobre a importância de denunciar casos de racismo. Assista:



Transcrição do trecho do depoimento de difícil audição:
"Mas tú não tem honra pra usar as cores do Rio Grande do Sul. Afinal, que gaúcho tú seria? Só anda em bosta... Pisa em bosta..."

2 comentários:

  1. Meu nome é Ricardo, tenho 34 anos de idade, sou militar, 2º sargento do Exército e sobrinho do professor acusado da prática de racismo. Ah, diga-se de passagem, pois julgo ser relevanta, tendo em vista a natureza do assunto, "SOU NEGRO".

    Posso dizer aqui, sem o menor medo de estar equivocado, que tal acusação é totalmente infundada. Talvez o leitor esteja se perguntando como posso afirmar com tanta convicção. Bem, posso afirmar com autoridade porque conheço a pessoa da qual estamos falando. Assim como muitos de vocês que estão lendo, senão todos, podem afirmar que conhecem o caráter, a índole e os preceitos daquelas pessoas que fazem parte de suas vidas.

    O meu tio, jamais demonstrou através de gestos, palavras ou qualquer outro meio, sentir-se desigual (melhor ou pior)a qualquer ser humano. Homem ou mulher;rico ou pobre; branco, negro, ou qualquer outra raça; católico, umbandista, evangélico, judeu ou qualquer outra religião sempre tiveram um tratamento igual, justo e educado da parte desse professor. Sempre foi um homem que respeitou as diferenças naturais ou culturais existentes entre as pessoas. Com ele aprendi muitas coisas, pois ele fez parte de minha infância, e uma delas foi a respeitar as pessoas.

    Gostaria de dizer ainda que todo veículo que se propõe a divulgar uma notícia de tamanha importância deve sempre ouvir ambos os lados da situação, preferencialmente antes de influenciar a opinião dos seus leitores com informações incorretas ou incompletas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo,
    Obrigado por compartilhar conosco seu depoimento. Quando fiz essa postagem não consegui achar nenhuma outra versão pra história além da denúncia. Gostaria que soubesse que se você, ou qualquer outra pessoa quiser gravar um depoimento em vídeo ou escrever uma nota de esclarecimento com outra versão para o caso publicaremos de bom grado aqui no blog. Creio que só tem a acrescentar.

    Atenciosamente,
    Nathan
    Professor do Zumbi

    ResponderExcluir