sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal e próspero Ano Novo

Está chegando o Natal, momento de alegria e celebração. É momento, também, de introspecção, de refletirmos e avaliarmos tudo o que escolhemos e vivemos, e ainda... de definirmos nossas intenções para 2011.

Desejamos que a Bênção Natalina reafirme a fé em nós mesmos e em Deus, permitindo-nos uma ampliação de consciência, iluminando-nos como "seres criadores" que somos!!!

Assim,

Um maravilhoso 2011 depende de nós... aproveite esta intensa energia, te desfaça de coisas negativas, encontre alegria ao teu redor e irradie esta alegria, agradeça a Deus e olhe por alguém.

Unidade do Zumbi

Viamão e Porto Alegre

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Listas de exercício de Física de 2010

Atualização: adicionei a lista da aula de ontem. É a lista 17, lá no final

Pessoal, conforme prometi estou colocando aqui para download as listas de exercício que usei ao longo do ano. A maioria das listas já peguei prontas da internet. Algumas montei com exercícios encontrados separadamente, e umas poucas busquei também exercícios de livros. Infelizmente não lembro mais de onde tirei cada uma para dar os devidos créditos. Provavelmente ainda devo passar mais uma ou duas listas. Conforme eu for passando acrescento aqui nesse post. Algumas listas eu infelizmente perdi o arquivo.

As listas foram feitas no BrOffice Writer, um equivalente ao Word, só que gratuito. Caso não consiga visualizar os arquivos faça download e instale o BrOffice no seu computador: http://www.broffice.org/

Listas de exercícios: Termodinâmica, Ótica e Eletromagnetismo
  • Lista 2: Calor, calor específico e capacidade térmica.
  • Lista 3: Temperatura e calor, transmissão de calor, calor específico e capacidade térmica, calor latente e equilíbrio térmico.
  • Lista 4: Equilíbrio térmico
  • Lista 5: Equilíbrio térmico, dilatação térmica e gases ideais
  • Lista 6: Dilatação térmica, calor, equilíbrio térmico e gases ideais
  • Lista 7: Gases ideais
  • Lista 8: Revisão de Física Térmica
  • Lista 9: Reflexão da luz
  • Lista 10: Espelhos esféricos e refração
  • Lista 11: Corrente elétrica
  • Lista 12: Circuitos elétricos simples
  • Lista 14: Exercícios do novo ENEM selecionados (física térmica, ótica e eletromagnetismo)
  • Lista 15: Eletrostática - carga e força elétrica
  • Lista 16: Potencial elétrico e energia potencial elétrica
  • Lista 17: Exercícios de eletromagnetismo selecionados de vestibulares da UFRGS (versão em .odp)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Provas e gabarito da segunda aplicação do ENEM 2010

Após a segunda aplicação do ENEM 2010, devida a erros de impressão no caderno de provas, o Inep divulgou ontem os cadernos de prova e os gabaritos. Colocamos os links aqui para quem quiser estudar pelas provas. E de brinde, ainda colocamos a versão da prova que foi aplicada em presídios e os cadernos de prova originais. Confiram:

Segunda aplicação do Exame - Quarta-Feira - 15/12
Caderno
Cor
Prova com gabarito
1
Azul
Prova Enem 2010 primeiro dia - Azul Gabarito
2
Amarelo
Prova Enem 2010 primeiro dia - Amarela Gabarito
3
Branco
Prova Enem 2010 primeiro dia - Branca Gabarito
4
Rosa
Prova Enem 2010 primeiro dia - Rosa Gabarito

Segunda aplicação do Exame (somente presídios) - Quinta-Feira - 16/12
Caderno
Cor
Prova com gabarito
5
Amarelo
Prova Enem 2010 segundo dia - Amarela Gabarito
6
Cinza
Prova Enem 2010 segundo dia - Cinza Gabarito
7
Azul
Prova Enem 2010 segundo dia - Azul Gabarito
8
Rosa
Prova Enem 2010 segundo dia - Rosa Gabarito


Sábado - 6/11
Caderno
Cor
Prova com gabarito
1
Azul
Prova Enem 2010 primeiro dia - Azul Gabarito
2
Amarelo
Prova Enem 2010 primeiro dia - Amarela Gabarito
3
Branco
Prova Enem 2010 primeiro dia - Branca Gabarito
4
Rosa
Prova Enem 2010 primeiro dia - Rosa Gabarito

Domingo - 7/11
Caderno
Cor
Prova com gabarito
5
Amarelo
Prova Enem 2010 segundo dia - Amarela Gabarito
6
Cinza
Prova Enem 2010 segundo dia - Cinza Gabarito
7
Azul
Prova Enem 2010 segundo dia - Azul Gabarito
8
Rosa
Prova Enem 2010 segundo dia - Rosa Gabarito

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pré-vestibular popular Zumbi Dos Palmares firma parceria com a Rádio Comunitária Quilombo

Em última reunião dos docentes de 2010 foi discutido planejamento sob o olhar do método de Paulo Freire: de que maneira pode aproveitar a proposta do educador?

A discussão “esquentou” quando foi explorado a seguinte frase do educador: “A práxis é a reflexão e ação dos homens do mundo para transformá-lo. Sem ela, é impossível a superação da contradição opressor e oprimidos” e o coordenador da rádio comunitária clauber lembrou da importância dos griots (contadores de história na África pré-colonial e que são preservados até hoje essa forma de oralidade) fazendo uma associação com os círculos de investigação temática. A partir daí as discussões se ampliaram em como problematizar os conteúdos para melhor envolver o educando.

O cursinho popular nunca irá acabar concluíram os docentes. Apesar das melhoras na educação ainda falta muito para atingir plenamente os objetivos para os movimentos populares. Para dar mais força e motivação aos docentes dedicados e responsáveis em ensinar os jovens carentes o coordenador da rádio comunitária Clauber anunciou e, ao mesmo tempo, presenteou todo o quadro de docentes com a parceria entre Zumbi dos Palmares e a rádio Quilombo da Restinga.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Negra Drama

Duplo drama: negra e mulher. Charge "Negra Drama" do cartunista Latuff, inspirada na música dos Racionais MC's "Negro Drama":

"Negra Drama": Idéia d Leticia Panzetti do @Pao_e_... on Twitpic

Fonte: "Negra Drama": Idéia d Leticia Panzetti do @Pao_e_... on Twitpic

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Download gratuito: Coleção História Geral da África em português

Fonte: http://forumeja.org.br/rs/node/100

Publicada em oito volumes, a coleção História Geral da África está agora também disponível em português.

A edição completa da coleção já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili. Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente. A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos.



8 volumes da edição completa.
Download gratuito (somente na versão em português):

Informações Adicionais:

http://www.unesco.org/pt/brasilia/crosscutting-mainstreaming-principal-priorities-and-special-themes-of-the-unesco-brasilia-office/fighting-against-racial-discrimination-in-brazil/general-history-of-africa-collection/#c60429

http://www.unesco.org/pt/brasilia/crosscutting-mainstreaming-principal-priorities-and-special-themes-of-the-unesco-brasilia-office/fighting-against-racial-discrimination-in-brazil/project-brazil-africa-a-crossed-history/#c60420

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

1° Encontro de formação do Zumbi: Paulo Freire

Zumbis de Porto Alegre e zumbis de Viamão, inúmeras vezes já conversamos sobre a necessidade de investir mais tempo na nossa formação pedagógica e política, tanto conversamos que decidimos começar a agir logo e esse sábado, dia 18 de dezembro, teremos nosso primeiro encontro de formação, no núcleo de Viamão (vide localização aqui). Estão convidad@s professorxs e alun@s dos dois núcleos, e demais interessad@s em se aproximar do trabalho do Zumbi.

Nesse primeiro encontro começaremos a nos aprofundar na obra do educador e filósofo da educação brasileiro Paulo Freire. Freire enfatizava muito que a transformação da realidade não é alcançada por simples reflexão teórica nem por simples ação irrefletida. Só contribuímos de fato para a mudança quando integramos teoria e prática no que Freire chamou de uma práxis revolucionária. Seria portanto uma incoerência muito grande se transformássemos nosso 1° encontro de formação em uma divagação teórica sobre sua obra. É por isso que o encontro contará com dois momentos:

Programação
18h - Apresentação "Paulo Freire: Educação para a mudança"
A idéia dessa apresentação é dar uma visão organizada dos principais aspectos das reflexões de Freire, que possa lançar luz na discussão da etapa seguinte. Essa parte vai ser particularmente interessante pra quem, mesmo já tendo alguma idéia sobre o pensamento de Freire, nunca teve a oportunidade de se debruçar sobre a obra dele.

19h - Reunião de trabalho: repensando a educação no Zumbi
Nesse segundo momento teremos oportunidade de verificar em que medida o que aprendemos no primeiro momento nos ajuda a lançar um novo olhar sobre a nossa realidade. Pretendo propor algumas questões-problemas relacionadas ao Zumbi para motivar uma discussão e reflexão prática. Mais do que um simples debate, esse momento deve ser uma autêntica reunião de trabalho, em que além de refletir podemos propor soluções e planejar como concretizá-las.

20h - Festerê!
Como ninguém é de ferro, é hora de dar uma relaxada. Mais detalhes aqui.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Zumbi convida: Formação + Confraternização

O Zumbi convida a tod@s alun@s, professorxs, amig@s, interessad@s, curios@s, bichinhos de estimação, etc; a participarem do nosso encontro de fim de ano que faremos este dia 18. Ele será dividido em dois momentos. Primeiro faremos nossa primeira atividade de formação político-pedagógica, algo que já estamos planejando há tempo e que provavelmente se tornará uma atividade periódica. Depois teremos o momento festivo. Fica assim então:

ENCONTRO DE FIM DE ANO DO ZUMBI
Quando: 18 de dezembro
Onde: No núcleo de Viamão
O que levar: Algum "comes" ou algum "bebes"
Programação:
18h - Momento de formação

  • Apresentação "Paulo Freire: Educação para a mudança"
  • Grupo de trabalho (mais detalhes em breve)


20h
 - Festerê!

  • Amigo oculto (presentes até R$20)
  • Comes
  • Bebes
  • DJ Marquito (não recomendado a ouvidos sensíveis)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Estréia do documentário "O Grande Tambor", um resgate da percussão afrogaúcha

O tambor de sopapo é um instrumento de percussão de grande porte, de origem africana, e é um dos símbolos da cultura negra no extremo sul do Brasil. Esteve severamente ameaçado de extinção no fim dos anos 90 quando chegou a haver apenas 3 tambores de sopapo no estado.

A partir de então surgiram alguns esforços para resgatar o tambor. Entre eles é significativo o do Coletivo Catarse, com a produção de um documentário investigativo chamado "O grande tambor", que terá duas estréias gratuitas em Porto Alegre, uma dia 13, às 20h, no Cineclube Bancários, no centro, e outra dia 16, às 21h, na associação cultural Afrosul Odomodê, na Avenida Ipiranga.

Veja o trailer:



O documentário faz parte de um projeto maior de resgate do tambor de sopapo em que o Coletivo Catarse está envolvido. Mais informações em http://tambordesopapo.blogspot.com/.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Memória: Zumbi é premiado na Assembléia Legislativa no dia da consciência negra (2009)

Com a série memória pretendemos divulgar registros históricos do Pré-vestibular Popular Zumbi dos Palmares

Em 2009, nosso cursinho recebeu o Prêmio Zumbi dos Palmares, um prêmio entregue anualmente pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul desde 2008 como parte das comemorações do dia da consciência negra. O prêmio é uma homenagem a "personalidades e entidades com reconhecida atuação em prol da comunidade afro-descendente". O Zumbi foi o contemplado na área social. Foram ainda homenageados o magno babalorixá Walter Calixto Ferreira indicado pela Sociedade Yle-Oió Nagô (na área cultural); o membro do movimento negro Sérgio Ubirajara da Rosa, indicado pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (na área política); o presidente do Projeto Vasquinho Jorge Luís Garcia, o Mano Jorge, indicado pelo Centro Assistencial Cultural Esportivo Mário Quintana (na área esportiva); e Centro Oxum e Xangô, indicado pela União de Negros pela Igualdade (Unegro) (na área religiosa).




quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Carta à mãe África

Não é sempre que a gente vê uma bomba tão bonita e tão poderosa. Música Carta à mãe África do DVD Cartão Postal Bomba! do rapper brasiliense GOG (o mesmo que fez uma música inteira com todas as palavras começando com P) com participação de Ellen Oléria.



terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Estudo sobre a evasão em um pré-vestibular popular

As altíssimas taxas de evasão são um dos problemas mais recorrentes e mais difíceis de resolver enfrentados pelos pré-vestibulares populares. Daí a importância do estudo realizado pelo pessoal do Pré-vestibular Esperança Popular em 2009, referente à sua própria realidade específica. Se quisermos de fato enfrentar um problema dessa complexidade, devemos conhecer bem os condicionantes psicológicos e sociais envolvidos. Seguem as informações sobre o artigo:

-----------------

Nome: ESTUDO DO PROBLEMA DA EVASÃO NO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR ESPERANÇA POPULAR DA RESTINGA

Autores: Amanda Ritter Stoffe, Débora Schardosin Ferreira, Diego Souza Marques, Geraldo Magela Campani Figueiredo, Helena Bonetto, Ludmar Matos, Palmo Celestino Ribeiro Franco, Rafael Arenhaldt (orientador), Thiago Ingrassia Pereira (orientador), Yara Paulina Cerpa Aranda

Resumo: Os Cursos Pré-Vestibulares Populares (PVPs) são uma realidade no cenário educacional de nosso país, pois em praticamente todo o território nacional há registro da organização e desenvolvimento de cursos preparatórios ao vestibular que, além disso, trabalham a partir de princípios de educação popular, buscando formar sujeitos críticos. Nesse cenário, o Programa Conexões de Saberes/UFRGS definiu como um de seus territórios o PVP Esperança Popular, no bairro Restinga em Porto Alegre/RS, com o objetivo de fomentar a democratização do acesso ao ensino superior. Neste artigo procuramos discutir um problema que nos desafiou em nosso trabalho no ano de 2006: a evasão dos alunos em nosso cursinho. Assim, buscamos compreender as causas e motivações desse problema. Para a execução dessa proposta, realizamos pesquisa bibliográfica sobre o tema e entrevistas semi-estruturadas com os alunos evadidos. Os resultados apontam que a evasão está ligada à fragilidade do vínculo dos alunos com o cursinho, seja por suas condições materiais, pela falta de uma “cultura universitária” ou pelo caráter embrionário da experiência no bairro e na Associação de Moradores.

Palavras-Chaves: Pré-Vestibular Popular; Vestibular; Evasão.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mapa de pré-vestibulares populares em Porto Alegre e arredores

Não precisa esperar que nosso transporte "público" se torne de fato público para estudar para o vestibular. Você pode procurar um pré-vestibular popular perto de onde você mora ou trabalha. Para te ajudar elaboramos, em conjunto com outros PVPs da cidade e região metropolitana, um mapa:


O mapa é dinâmico, todo mundo pode contribuir. Se você conhece algum cursinho que não está nele, ou algum que está nele e não existe mais, altere. Atualmente, além de pré-vestibulares populares na região central de Porto Alegre, contamos com cursinhos na Restinga, na Agronomia, e nas cidades de Viamão e São Leopoldo.

domingo, 5 de dezembro de 2010

O trabalho conjunto é o caminho para os cursinhos populares concluíram os docentes

O trabalho conjunto é o caminho para os cursinhos populares concluíram os docentes. A reunião de docentes do pré-vestibular Zumbi dos Palmares ocorrido hoje na escola estadual Ana Jobim em Viamão discutiu vários assuntos relevantes para o futuro do cursinho popular. As unidades de Porto Alegre e Viamão decidiram que o trabalho e as reuniões conjuntas tem mais impacto e melhorias para a educação popular.
Estava presente na reunião o organizador do cursinho popular da Restinga chamado Esperança Popular e membro da rádio comunitária Quilombo ouvindo e fazendo intervenções das experiências da Restinga e levando a do Zumbi dos Palmares para lá.
Foi discutido o objetivo geral do curso Zumbi dos Palmares valorizando mais o aluno quanto a possibilidade de aprender noções fundamentais de cidadania. Também na sua construção da identidade, tendo como ponto de partida o seu modo de vida. As aulas pretendem fazer o aluno se reconhecer como sujeito biológico e social com características culturais que o inserem em um grupo social.
Outro ponto discutido foi o projeto pedagógico onde centrou na discussão da mudança de enfoque no ensino preparatório de vestibular, passando de uma concepção eurocêntrica nos conteúdos, que na maior parte das vezes trata de forma secundária os assuntos da cidadania do oprimido,para uma visão temática.
A abordagem temática pareceu para os docentes a mais adequada para o cursinho popular e vem sendo adotada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, ou seja, Enem.
O aluno deve receber orientação do histórico, as propostas do projeto, a importância da participação do movimento e principalmente encontros de CULTURA E CIDADANIA como um dos pilares do trabalho onde são desenvolvidos temas sugeridos no interior do núcleo através de um planejamento participativo.
Ficou também marcado outra reunião para o dia 18 de dezembro. Neste dia será apresentado uma aula sobre Paulo Freire preparada pelo mestrando e professor Nathan além de uma confraternização com todos os professores. É claro de Porto Alegre também!!

sábado, 4 de dezembro de 2010

V Encontro de Arte de Matiz Africana

Panorama de Arte Negra
De 6 a 12 de dezembro de 2010
O Encontro de Arte de Matriz Africana, realizado ininterruptamente desde 2006, tem se firmado no calendário cultural da cidade de Porto Alegre, trazendo uma reflexão sobre o momento atual da arte negra e da diversidade cultural brasileira. Este ano, o Encontro foi contemplado com o Prêmio FUNARTE Festivais de Artes Cênicas.
Organizado pelo Caixa-Preta, o Encontro de Arte de Matriz Africana é uma celebração à brasilidade, marcada pela afirmação das múltiplas identidades populares e das tendências contemporâneas de companhias de teatro e dança negras no Brasil. Visa a promover uma aproximação entre as diversas modalidades artísticas de matriz africana: teatro, dança, artes plásticas e cinema do Rio Grande do Sul e do Brasil, possibilitando a troca de experiências, pesquisas estéticas e conhecimentos, ocupando espaços tradicionais dedicados as artes cênicas. Desde sua primeira edição, o Encontro tem a curadoria de Jessé Oliveira, diretor do Grupo Caixa-Preta, responsável pela concepção e coordenação do evento.
Nesta edição, estarão presentes os seguintes espetáculos: Orirê (12), Os Sete Ventos (09), O Cheiro da Feijoada (12), e Cia. de Dança de Rubens Barbot (10), do Rio de Janeiro; Ponto Riscado (11), de Belo Horizonte; Negro de Estimação (08), de Recife; O Samba do Crioulo Doido (09), de São Paulo, junto aos espetáculos gaúchos Chão (10), Dois Nós na Noite (12), E Se África (11), Minas de Conceição Evaristo (10), Negrinho do Pastoreio (11) e o espetáculo musical Estandarte do Samba (11). Também serão realizadas oficinas com Gil Amâncio (BH), Carmen Luz (RJ) e Edson Cardoso (DF) e debates com Julio Moracen (Cuba), Ângelo Flávio e Evani Tavares (Salvador), Cuti e Maria Gal (SP), Cidinha da Silva (RJ), Wagner Carvalho (Berlin), e Cristiane Sobral (DF).
Ainda está prevista a estréia de Dois Nós na Noite, de Cuti, com o Grupo Caixa-Preta, interpretação de Adriana Rodrigues e participação especial de Márcio Oliveira e direção de Jessé Oliveira. Durante o Encontro será lançada a Revista Matriz, dedicada às artes de performance afro-brasileiras com artigos e ensaios dos mais importes investigadores da arte negra brasileira.
Entre os nomes que já estiveram no Encontro, desde sua primeira edição, podem ser citados: Rui Moreira (BH), Edson Cardoso (DF), Luiz de Abreu, Maria Gal, Jose Fernando Azevedo, Sidney Santiago (SP), Toni Edson (Florianópolis), Evani Tavares, Ângelo Flávio (Salvador), Hilton Cobra (RJ), Julio Moracen (Cuba) Daniel Amaro (Pelotas), Cia Os Crespos (SP), entre outros.
Todas as atividades artísticas são gratuitas para o público nos seguintes locais: Teatro de Arena, Teatro Renascença, Sala Álvaro Moreyra e Teatro de Câmara Túlio Piva.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dissertação: Zumbi vive na escola?

Seguindo na idéia de organizar reflexões e pesquisas relacionadas a pré-vestibulares populares (PVP), segue uma dissertação de mestrado sobre um PVP da Fundação Palmares no Rio de Janeiro:

Zumbi vive na escola?
As experiências de uma escola para Afro-descendentes em Campos
dos Goytacazes-RJ

Autora:SILVA,Maria Lúcia Ravela Nogueira da
Orientador:Giovanni Semeraro
Data da defesa:Abril de 2008
(Zumbi vive na escola? As experiências de uma escola para Afro-descendentes em Campos dos Goytacazes-RJ)
Campo de confluência:Políticas Públicas, Movimentos Instituintes e Educação.

SILVA
,Maria Lúcia Ravela Nogueira da.Zumbi vive na escola? As experiências de uma escola para Afro-descendentes em Campos dos Goytacazes-RJ.Orientador:Giovanni Semeraro.Niterói-RJ/UFF,2008.Dissertação.(Mestrado em Educação)113páginas.

A presente dissertação apresenta os resultados de investigação realizada sobre a criação e funcionamento do curso pré-vestibular da Fundação Zumbi dos Palmares em Campos dos Goytacazes-RJ. Através da análise das Leis e portarias municipais que criaram e estruturaram a Fundação, do material pedagógico de seu pré-vestibular, de entrevistas realizadas com seus idealizadores, diretores, coordenadores, professores, alunos e funcionários e através da observação e contato prolongado de um ano e meio com seu ambiente de funcionamento foi possível perceber como seus atores se relacionam com o poder constituído nos embates que travam em torno da causa afro e a dimensão do seu projeto pedagógico e da formação de professores de seu prévestibular. A pesquisa revelou como as questões afros dos movimentos instituintes foram apropriadas pelo poder constituído local, que ao longo da criação da Fundação a foi subordinando e como o seu projeto pedagógico do seu pré-vestibular e a formação continuada de seus professores não contemplam um projeto contrahegemônico de emancipação das classes subalternas.
Palavras – chave: Poder – Estado – Sociedade Civil – Pré-vestibulares para afrodescendentes e carentes.

Acesse a Dissertação completa

Fonte: http://www.uff.br/pos_educacao/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=451&Itemid=26

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Acervo de livros, vídeos de áudios do e sobre o Paulo Freire para download


Uma das principais referências para educadores populares no Brasil (e talvez no mundo, visto o reconhecimento internacional que tem) é Paulo Freire. Felizmente é possível encontrar praticamente todo o acervo do educador pernambucano para baixar gratuitamente na internet. Uma opção que é particularmente interessante é um torrent disponível no The Pirate Bay que concentra todos os principais livros do autor e um enorme volume de textos, vídeos e entrevistas, tudo isso em vários idiomas. De bônus o torrent ainda contém uma compilação de trabalhos escritos por outros autores sobre Paulo Freire. Existe muita repetição, mas o usuário pode selecionar quais arquivos deseja baixar.

O torrent pode ser obtido neste link. Não clique no botão download, basta clicar em " BAIXAR ESTE TORRENT".


Importante: Semeie até completar pelo menos 2 vezes o tamanho do download. Isso garante que o acervo continuará disponível para outras pessoas que desejem obtê-lo.


Lista de livros presentes no pacote:
  • Educação como prática da liberdade
  • Pedagogia da autonomia
  • Pedagogia do oprimido
  • A importância do ato de ler
  • Ação cultural para a liberdade
  • Cartas a Guiné Bissau
  • Conscientização
  • Educação e mudança
  • Extensão ou comunicação
  • Medo e ousadia
  • Pedagogia da esperança
  • Pedagogia da pergunta
  • Pedagogia do diálogo e do conflito
  • Política e educação
  • Professora sim, tia não
Nome do torrent: Paulo Freire (livros, books, audios, videos, textos) - v2

Se você não sabe usar torrent é muito simples. Basta instalar no seu computador algum cliente torrent, como este. É esse programa que permitirá o download. Depois de instalado basta abrir o arquivo com extensão ".torrent" que você vai baixar no link acima e o download iniciará.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Sarau musical: Luta e consciência negra

Outro evento relacionado à consciência negra ocorrerá essa sexta-feira na comunidade autônoma Utopia e Luta, uma ocupação urbana no centro de Porto Alegre que já conquistou reconhecimento legal. O sarau contará com diversas formas de expressão da cultura negra. Segue a divulgação:

domingo, 28 de novembro de 2010

Pré-vestibulares populares: Política pública ou movimento social?

Vamos começar aqui um esforço por reunir artigos de pesquisa ou reflexão sobre os pré-vestibulares populares (PVP). Quem tiver alguma sugestão coloque nos comentários.

No recente artigo "A contradição político-pedagógica dos Pré-Vestibulares Populares frente às políticas de ações afirmativas" Igor Corrêa Pereira reflete sobre as possibilidades de institucionalização dos PVPs como políticas públicas ou sua permanência enquanto organização social não institucionalizada, e os êxitos conquistados por cada modelo até o presente.

O artigo foi publicado na Revista digital Espaço Acadêmico, da Universidade Estadual de Maringá, e pode ser lido aqui.

-------------------
Nome: A contradição político-pedagógica dos Pré-Vestibulares Populares frente às políticas de ações afirmativas

Autor: Igor Corrêa Pereira

Resumo: Dentro de um cenário em que o vestibular passa cada vez mais a sofrer críticas pelo caráter excludente das camadas mais populares da juventude, faz-se necessário refletir sobre o posicionamento político-pedagógico dos pré-vestibulares populares (PVP’s), em especial frente às políticas de ações afirmativas. Fenômeno de ocorrência nacional principalmente a partir dos anos 90, os PVP’s, espaços que utilizam os conteúdos exigidos nos vestibulares como fator de mobilização de milhares de pessoas interessadas no ingresso ao ensino superior, são projetados por concepções político-pedagógicas contraditórias. Pelo menos dois posicionamentos projetam a importância dos PVP’s: por um lado, são entendidos como política pública que pode contribuir para democratizar o ingresso no ensino superior; de outro, atuariam como movimento social, e nessa qualidade devem pressionar o Estado para que ele construa políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior, dentre elas a política de cotas étnico-sociais. Para além de situar o debate a respeito da implementação do programa de ações afirmativas, o objetivo desse artigo é contribuir para o desafio da mudança de concepções pela qual passa a universidade brasileira, marcadamente no último qüinqüênio.

Palavras-chave: PVP’s, ingresso ao ensino superior, movimentos sociais, ações afirmativas, universidade brasileira.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Apostilas e vídeos de preparação para ENEM e vestibular


O projeto Eureka disponibiliza gratuitamente uma série de materiais de apoio voltados para a preparação para o vestibular e para o ENEM que podem ser bem aproveitados pelos Cursinhos Populares. No site do projeto você pode encontrar:

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mês da consciência negra

Antes tarde do que nunca, ainda é tempo de divulgar alguns eventos relacionados ao dia da consciência negra.

No quilombo dos Silva, primeiro quilombo urbano reconhecido no Brasil, ocorrerá no dia 27/11 às 15h um seminário sobre a educação educação quilombola, seguido de atividades culturais:

No mesmo dia, no espaço Odomodê em Porto Alegre ocorrerá a Festa do Candombe, que propõe integração de manifestações culturais percursivas de origem africana do Brasil e do Uruguai:

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Processo seletivo nas universidades brasileiras

Uma reflexão sobre a exclusão promovida processo seletivo para ingresso nas universidades brasileiras e o uso do ENEM nesse processo.

Parte 1:


Parte 2:


Os programas foram ao ar no programa Zona Livre, que vai ao ar em dois rádios livres de Porto Alegre

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ENEM:prejudicados por erros poderão refazer a prova

Uma liminar concedida nesta quarta-feira pela Justiça Federal no Ceará permite que todos os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tenham sido prejudicados pelos erros nas provas amarelas e nas folhas de resposta possam refazer a avaliação.

O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal no Estado, que já havia solicitado a anulação do exame. Ainda não foi marcada a data da segunda prova.

O Ministério da Educação (MEC) pretendia reaplicar o Enem apenas para um grupo restrito de alunos que receberam cadernos de prova amarelos, que não continham todas as 90 questões por um erro de montagem.

Com a decisão da juíza Karla Maia, o direito de refazer o exame se estende a todos os alunos que tenham sido prejudicados pela troca dos cabeçalhos das provas na folha de respostas.

As questões de 1 a 45 eram de ciências da natureza e as de 46 a 90, de ciências humanas, mas estavam identificadas de forma invertida. O erro ocorreu em todos os cartões distribuídos aos 3,3 milhões de participantes. O MEC ofereceu aos alunos que marcaram as respostas ao contrário a possibilidade de solicitar a correção invertida.

“Cada estudantes prejudicado por essas falhas, seja a inversão da ordem do cabeçalho do cartão-resposta, seja o erro de impressão no caderno de prova de cor amarela, merece ter assegurado o direito subjetivo de se submeter a uma segunda prova”, defendeu a juíza.

A Justiça recomenda que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilize no site do Enem um espaço para que os alunos que queiram participar da segunda prova façam requerimento. Essa área, segundo a juíza, deve ficar aberta até 26 de novembro.

O MEC e o Inep informaram que ainda não foram notificados da decisão.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ministro da Educação rebate críticas ao ENEM

Em entrevista no Bom dia Brasil o ministro Fernando Haddad responde a críticas feitas ao ENEM. A impressão que tem quem está acompanhando a discussão é que existe um esforço de alguns meios de comunicação (como Globo e Folha de São Paulo) por criar um clima calamidade pública em torno dos problemas do exame, provavelmente motivado por interesses políticos (como sugerido aqui) e pelo sensacionalismo característico dos nossos piores jornais. Não que o ENEM não sejá criticável. Certamente também existem interesses políticos por trás da defesa do exame. Mas em seu afã por desqualificar o ENEM a todo custo, a grande mídia erra na mira, transforma em escândalo coisas de pouca importância, e não esquece o que seria realmente criticável. A quantidade de provas com erro de impressão é muito pequena e a gráfica contratada assumiu responsabilidade sobre elas, e a possibilidade de aplicação de uma prova diferente e de mesmo grau de dificuldade aos candidatos que tiveram problemas já foi defendida por vários especialistas e entidades, inclusive a ONU, baseado na Teoria da Resposta ao Item, metodologia que é usada na correção das provas. Já o caráter impositivo que o exame tem às universidades, condicionando o recebimento de recursos adicionais à adesão, e a pressa, com certa dose de imprudência, em ampliar o ENEM tão abruptamente são pontos muito mais cruciais e muito menos explorados.

sábado, 13 de novembro de 2010

Enem: o gabarito oficial 2010

Inep divulgou nesta sexta o gabarito oficial do Enem 2010. Clique no link para acessar o PDF:
Provas do sábado (Ciências Humanas e Ciências da Natureza)
- Caderno de questões amarelo
- Caderno de questões rosa
- Caderno de questões branco
- Caderno de questões azul
Provas do domingo (Linguagens e Códigos e Matemática)
- Caderno de questões amarelo
- Caderno de questões rosa
- Caderno de questões cinza
- Caderno de questões azul
As questões, contudo, têm pesos diferentes. Acertar um número 'X' de itens não significa que você alcançou a pontuação 'X'. As provas são corrigidas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). As notas dos candidatos serão publicadas apenas em janeiro.
O gabarito deveria ter sido divulgado na terça-feira, mas havia sido impedido pela liminar da Justiça Federal do Ceará que suspendia o Enem. Nesta sexta-feira, o recurso da Advocacia Geral da União (AGU) contra a liminar foi acolhido e o Inep pode divulgar os resultados.


Fonte: Nilnews 13/11/2010

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ENEM: Exagero ou cancelamento?

Uma polêmica em torno do ENEM tomou os jornais essa semana. Erros na impressão de cadernos de prova e folhas de resposta motivou a Justiça Federal a suspender a prova (ler notícia). O MEC vai recorrer à decisão. A proposta do MEC é aplicar novamente uma prova diferente apenas para os candidatos que foram prejudicados. Mesmo com questões diferentes, o MEC afirma que a comparabilidade entre as duas provas é garantida pela Teoria da Resposta ao Item, metodologia utilizada na correção das provas (vide aqui, aqui e aqui).

Para Frei David, figura histórica entre os pré-vestibulares populares, a mídia está fazendo tempestade em copo d'água diante de problemas com apenas 2% dos inscritos (ler notícia). Lula também fez uma declaração nesse sentido (pode ser ouvida aqui), acrescentando que existem interesses em ver o ENEM não dar certo.

GREF - Um jeito diferente de aprender Física

O GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física) é uma coleção de livros didáticos diferente que foi elaborada por pesquisadores da USP e professores de escolas públicas de São Paulo nos anos 80. Embora isso não seja afirmado explicitamente no texto, pode-se perceber uma forte influência do pensamento de Paulo Freire. É um material que trabalha muito a Física nas situações do cotidiano, sempre discute conceitualmente antes de partir para a elaboração matemática e sempre parte de situações concretas para discutir conceitos abstratos. E o melhor de tudo, a versão dos estudantes é de graça! Basta baixar pelos links:
São textos de fácil leitura. Os livros dedicados aos professores custam em torno de R$40 nas livrarias e podem ser comprados aqui. Mais informações podem ser obtidas em http://www.if.usp.br/profis/gref_leituras.html.

sábado, 6 de novembro de 2010

Reunião no sábado, dia 6/Nov., às 18h!

Boa Tarde Zumbis!
Quero reavisá-los da nossa reunião no sábado, dia 6/Nov., às 18h! No mesmo Zumbilocal, de sempre
Os temas desta reunião serão:
- Dia da Consciência Negra (20/Nov.). Sugestões!
- Ida à Pelotas, “Formação de Professores” do Cursinho Popular Desafio.
- Avaliações do Encontro de Cursinhos Populares realizado no dia 16/Nov.
Estão todos convidados a participar desta reunião, quem estava ou não, presente durante o encontro, ex-professores e ex-alunos, colaboradores em geral, inclusive o convite se estende aos professores do ZPPVP-POA. Para tornar mais agradável nossa “reunião”, já que será num sábado, sugerimos que cada um traga um prato (“cheio”, hein! De doce ou salgado) para beliscarmos após as discussões! Aos adeptos, está liberado o refrigerante e a cerveja...
Em anexo está uma cópia do documento “Projeto Zumbi dos Palmares” de 2003, documento este, que deveria orientar nosso trabalho do Pré-Vestibular. É interessante que TODOS o leiam, pois, é chegada hora de assumirmos o papel político do Pré-Vestibular Popular Zumbi dos Palmares e, influenciarmos na direção e nos rumos deste Projeto. Salientamos que este documento foi uma compilação, com alterações, de outros documentos oriundos da EDUCAFRO-RJ e do PVNC-RJ, cujo objetivo foi dar diretrizes aos trabalhos desenvolvidos no ZPPVP. Todavia, não é um documento final, deve ser avaliado e alguns pontos deverão ser revistos. Para melhor conhecer a origem dos cursinhos populares sugerimos os sites:
É importante que participem!
*Ah! Quem é o moderador deste YahhooGrupos? Lembrando que tem professores que não estão nesta lista e por isso não recebem os comunicados...
Abraços
Marcos e Natália

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Seminário de Educação Popular

"Seminário de Educação Popular" Qual o papel dos cursinhos populares no atual cenário educacional brasileiro. Veja os depoimentos abaixo:

É Helena... acredito que o grande "resultado" do Encontro foi, sem dúvidas, renovar as energias de todos. Professores e ex-alunos tiveram a oportunidade de se reencontrar, de reativar antigas discussões e, claro, de reavivar os ânimos da luta popular pelo. Se os nossos ideais e nossas ações estavam desacreditados, o Encontro só veio por lenha na fogueira! Reativar nossas forças. Além disso, tudo, estes dois dias foram capazes de nos relembrar da principal identidade do Zumbi dos Palmares, um Movimento Social que luta para diminuir as desigualdades de acesso à Universidade e, sobretudo, para discutir e escancarar o atual cenário das desigualdades da Educação brasileira.

São 15 nos de Existência, de Resistência e de muita Persistência, é isso aí! O Zumbi existirá enquanto existir desigualdades de acesso à EDUCAÇÃO DE QUALIDADE neste Brasil!

Agradeço, então, a Enilza (Zumbi) e ao Maicon (Desafio) que tiveram a ousadia de levar adiante a idéia de reunir os cursinhos populares durante uma conversa no Messenger...
Agradeço, em particular, aos organizadores, Helena e Éder, pela disposição empreendida, antes mesmo que eu creditasse nessa ideia.
Agradeço ao Marcos Vinícius pelo desenho na parede, que muito mais que um desenho, fixou na nossa parede a nossa “Cara”, o símbolo de nossa existência! Traços fortes e rústicos, rosto negro e olhos fulminantes... Parabéns ao Artista Marcos!
Agradeço a todos os professores, ex-alunos e alunos do Zumbi que participaram nesses dias, aos que retornaram um abraço especial!

Agradeço ao pessoal do Desafio que estiveram em peso e com muita energia, participaram e contribuíram nos debates. Particularmente me proporcionaram momentos de pura inveja! Inveja em tudo àquilo que houver de bom na palavra...
Um agradecimento especial ao Marcos Paulo Padoin? Homem, que conseguiu que eu não caísse no descrédito e desistisse antes de começar. Que conseguiu que eu não caísse em desencanto...

Bueno! Agora que estamos todos com energias renovadas, e devidamente agradecidos, convido-os a participarem de um novo encontro: Sábado, dia 6 de Novembro, às 18hs lá no Zumbi. A ideia é nos reencontrar para fazer a avaliação do Encontro e planejar nossa ida à Pelotas. É imprescindível a participação de todos, caso haja impossibilidades extremas mudaremos a data e o horário. Por favor, manifestem-se através deste grupos e exponham suas sugestões para discussão no dia 6!