quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cultura negra no Rio Grande do Sul - Livro, filme e músicas

O Projeto RS Negro reuniu um pacote de materiais didáticos multimídia sobre a cultura negra no Rio Grande do Sul, produzidos pela PUC-RS. O kit deve ser distribuído em escolas do estado, como já foi feito nas escolas de Venâncio Aires, mas também está disponível para acesso gratuito no site do projeto. Estão lá o livro RS NEGRO: Cartografias sobre a produção do conhecimento (há uma versão similar sobre a cultura indígena no estado aqui); o documentário Sou, sobre o poeta negro gaúcho Oliveira Silveira, e sua luta com o movimento negro pelo reconhecimento do dia da consciência negra; o CD de músicas Negro Grande; um conjunto de postêrs relacionados à temática em alta resolução; apresentações de slides a serem usadas em aulas que trabalhem o tema; e uma revista produzida pela equipe do projeto.

Passa quase desapercebido para quem navega no site do projeto o vídeo do encontro entre a atriz Vera Lopes, a jornalista Sátira Machado e Naiara Rodrigues Silveira, filha de Oliveira Silveira. Só pelo poema do Oliveira Silveira que abre o vídeo já vale a pena assistir. Assista aqui.

3 comentários:

  1. não fala sobre a cultura negra

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    A colonização do Rio Grande do Sul, se deu por início pelos índios, negros que vieram a força do seu habitat do Continente Africano.Posterior vieram os "bandeirantes, portugueses, espanhóis, e no século XIX os imigrantes europeus, em especial alemães e italianos.

    ResponderExcluir
  3. Desde quando os índios "colonizaram" o RS?! Bandeirantes?! Por favor!!!

    ResponderExcluir