Professores e ex-alunos debatendo novas propostas para o curso Zumbi dos Palmares
Para dar as boas vindas aos professores voluntários do curso Zumbi dos Palmares Pré-vestibular, foi realizada uma reunião na tarde de sábado, 26. Os professores Carlos, Marcos Paulo e Natália, mediados pela coordenadora da Unidade do curso Zumbi dos Palmares Pré-Vestibular de Viamão, apresentaram o projeto de reformulação Zumbi dos Palmares Pré-Vestibular Popular. Segundo o grupo de professores idealizadores do novo projeto, em vista das experiências vividas ao longo dos últimos anos no Zumbi dos Palmares Pré-Vestibular juga-se necessário re-estruturá-lo para que se possa atingir a qualidade desejada nas atividades desenvolvidas pelo cursinho.
Zumbi dos Palmares Pré-vestibular nasceu como alternativa para que os jovens carentes pudessem usufruir seu direito à educação pública e de qualidade. Há mais de 15 anos, originou-se a ideia da criação desse curso. Em 1995, ocorreu, em Porto Alegre, o VI Encontro de Educadores Negros, promovido por Agentes da Pastoral do Negro, onde estava presente o Frei David Raimundo dos Santos, idealizador do Educafro, entidade ligada à promoção da educação para negros e carentes, através de cursos pré-vestibulares comunitários.
Enilza saudou os professores e ex-alunos presentes na reunião lembrando os ensinamentos de Paulo Freire sobre o aprendizado em comunhão.
A reunião foi o encontro da formação pedagógica destinados aos professores do curso Zumbi dos Palmares com o objetivo de motivar e inspirar os voluntários para facilitar a permanência dos estudantes, a partir do reinício das aulas marcada para 2 de maio.
A novidade na reformulação do curso pré-vestibular está no “trios de coordenação” que dilui a coordenação em três grupos de trabalho com a intenção de dinamizar o andamento das atividades dividindo as responsabilidades entre os colaboradores nos seguintes setores: Assuntos Administrativos, Assuntos Pedagógicos e Curriculares, e Assuntos Financeiros. Também foi foco de debate a disciplina Cultura e Cidadania, que é ministrada com mesma carga horária das outras e passará a ter aulas quinzenais (32 encontros onde serão desenvolvidos 16 temas), alia-se as aulas de redação (técnica e escrita), metodologia diversificada (filmes, recortes de veículos de notícias, saídas), e formação e organização dessa disciplina terá supervisão de um professor específico.
Chamou atenção a forma de seleção de professores e alunos. Para professores: cartazes fixados em vários pontos da cidade, Faculdades, internet. O professor interessado em fazer parte do curso Zumbi dos Palmares deverá entrar em contato através de dois números de telefones fixados ali. As informações do interessado deverão ser repassados ao então professor regente da disciplina para encaminhamento de entrevista e uma simulação de mini-aula.
Para alunos o mesmo processo de seleção de professor mas o aluno será recebido e apresentado ao espaço por um colaborador do Zumbi dos palmares Pré-Vestibular e em forma de uma conversa espontânea o aluno interessado será informado das aulas, da história do curso pré-vestibular, período e horário das aulas, da turma como ocorrerá e os critérios utilizados na seleção e demais informações.
Outra novidade é Monitoria e orientação do estudo dos estudantes que buscará completar os estudos do aluno Zumbi dos Palmares Pré-vestibular nos horários livres (estará dividido entre os professores da disciplina).
Todo o evento foi em círculo de diálogo pondo os ponto de vistas e registros dos principais tópicos da reunião.
*Professor da Unidade Porto Alegre Zumbi dos Palmares Pré-Vestibular Tyrone Andrade de Mello e professor da Rede de Ensino do Estado do RS da cidade de Porto Alegre.
Cronograma do curso Zumbi dos Palmares
26 de fevereiro: apresentação do Projeto. Definir: orçamento para a divulgação dos trios de coordenadorias, cronogramas das próximas atividades;
12 de março: definir multirões de divulgação para novos alunos e professores para ajeitar biblioteca e livros. Combinar divulgação professores e estudantes;
26 de março: Encontro de professores, alunos e colaboradores com o objetivo de elaborar o Novo Projeto. A partir das 9 horas da manhã;
11 a 16 de abril: inscrições de alunos. agendamento das entrevistas individuais. A combinar seleção dos candidatos e combinar reunião com a participação de todos os professores; conhecimento e discussão dos perfis sócio-antropológico dos estudantes;
25 de abril: divulgaçãio dos resultados da seleção dos estudantes;
26 e 27 de abril: início das matrículas;
29 de abril: prazo final de entrega de Planos de Ensino e Apostilas;
30 de abril: aula inaugural
2 de maio: início das aulas
14 de maio: atividade pedagógica: "UFRGS portas abertas" - primeiro contato do pré-universitário com a UFRGS.
oi nathan, manda essa foto. Bjus ALine
ResponderExcluiralves-aline@ig.com.br
Oi meu nome é Ana Paula e gostaria de saber ser
ResponderExcluiro cursinho oferençe aulas a distância.
Pois eu teria dificuldades de assistir as aulas e
gostaria muito ter fazer parte de projeto.
meu e-mail
aninhasantosart@hotmail.com
espero sua resposta.
Obrigado.
boa noite
ResponderExcluirgostaria de saber se as aulas são todos os dias ou podem ser conforme meus horarios???
claudia
claudia.lirios@hotmail.com
aguardo contato
Bom dia,
ResponderExcluiras aulas são todas as noites. Porém você pode se inscrever mesmo que seja necessário faltar em alguns dias da semana.
Atenciosamente,
Nathan