quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Materiais didáticos e cursos de livre acesso na internet

O pessoal do Projeto REA-Br disponibiliza em seu blog uma lista de sites relacionados a Recursos Educacionais Abertos (REAs). Segundo a equipe do projeto, os REAs são "materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia que estejam sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros" (fonte). Alguns dos sites de fato disponibilizam os recursos, que podem ser livremente usados por professores para preparar suas aulas, ou por alunos para estudar. Outros apenas disponibilizam informações e ferramentas úteis para a produção e difusão de REAs. Reproduzimos abaixo a lista. Para saber mais sobre os REAs leia esse artigo que saiu na revista A Rede.

Brasileiros

Wikiversidade: Um portal para publicar e consultar conteúdo educacional universitário aberto. É possível propor e desenvolver cursos e oficinas.

Wikimedia Brasil: Representa o esforço brasileiro em apoiar os projetos Wikimedia em nosso país.

Universidade aberta do Brasil: Iniciativa do MEC que integra universidades públicas no compartilhamento de conteúdo educacional para pessoas que não têm acesso à universidade. Apesar de se tratar de um programa aberto a todos os interessados, privilegia professores da educação básica.

Ripe: A Rede de Intercâmbio de produção educativa (RIPE) promove a troca de imagens e sons para uso educacional, produzidos colaborativamente.

Rived: A Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED) é iniciativa do MEC. O programa foi criado pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) e contém objetos educacionais. O RiVED também promove capacitações de produção e uso desses materiais em escolas e universidades públicas brasileiras.

Portal do Professor: Portal destinado aos professores da rede pública, contém não apenas recursos educacionais, mas também notícias sobre educação, links de apoio e ferramenta de criação de aulas online.

Lemad: O Laboratório de Ensino e Material Didático (Lemad) é um projeto da Faculdade de História da USP idealizado por alunos da graduação. Trata-se de um site de produção colaborativa de material didático direcionado a todos, mas com foco principal em professores.

Folhas: O projeto é da Secretaria de Educação do Estado do Paraná e contempla a produção de material didático pelos professores da rede pública.

FGV online: A Fundação Getúlio Vargas é a primeira instituição brasileira a fazer parte do OpenCourseWare Consortium, oferecendo cursos gratuitos em áreas diversas.

escola.livre da Casa de Cultura Digital: Um espaço físico, em São Paulo /SP, para o compartilhamento de conhecimento e discussões a respeito de cultura digital.

Domínio Público: Contém obras que já tiveram seus direitos autorais expirados, ou seja, já em domínio público, disponibilizadas gratuitamente.

Banco Internacional de Objetos Educacionais: Contém objetos educacionais construídos a partir de conteúdo de vários níveis do processo educacional – desde a educação infantil até a educação superior.

Rea Dante: Repositório de recursos educacionais abertos do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo.

Porto OpenCourseWare: Repositório de recursos educacionais abertos do Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo.

Internacionais

Connexions: “Um lugar para ver e compartilhar material educacional feito de fragmentos de conhecimento chamados de módulos, que podem ser organizados em cursos, livros, trabalhos etc.” Todo o conteúdo está disponível para download como o arquivo EPUB usado por muitos smart phones e e-readers em todo o mundo.OER Commons: Foi criada para construir uma base de conhecimento acerca do uso e re-uso de recursos educacionais abertos. Como uma rede para materiais de ensino e aprendizagem, o site permite marcações, tags, medições e revisão de mais de 24 mil itens dos 120 provedores de conteúdo.MERLOT: Recursos Educacionais Multimídia para Aprendizado e Ensino online (sigla MERLOT, em inglês) é um projeto da Universidade Estadual da Califórnia que permite revisões em parceria de materiais de ensino e aprendizagem online.

Maricopa learning exchange: Um site da Maricopa Community Colleges para seus estudantes. A troca de aprendizagem oferece “ideias, exemplos e recursos que proporcionam o aprendizado dos alunos”.

SMETE Digital Library Collection: A coleção SMETE possui recursos de matemática aplicada e ciências, engenharia, ciência da computação, informação e tecnologia.

Open Content Alliance: Um esforço colaborativo na construção de um arquivo de texto em vários idiomas e material multimídia.

eGranary Digital Library Project: Chamado de “internet em uma caixa”, o projeto proporciona milhões de recursos educacionais para instituições sem acesso adequado à internet.

Khan Academy: Uma biblioteca com mais de 1.600 tutoriais em vídeo sobre, principalmente, o currículo de matemática do K-12 e um crescente número deles sobre outras matérias.

Public Library of Science: PLOS é administrado por uma organização não-comercial de cientistas e físicos que desejam tornar aberta e acessível as literaturas médica e científica.

Library of Congress Newspaper and Current Periodical Reading Room: Chronicling America é um projeto do programa National Digital Newspaper, que é uma parceria entre o National Endowment for the Humanities (NEH) e a Biblioteca do Congresso (LC: sigla em inglês). O site oferece acesso a informações históricas sobre jornais e publica algumas de suas páginas digitalizadas.

Wikipedia: A wikipedia é a campeã das enciclopédias colaborativas com, de acordo com o próprio site, quase 78 milhões de visitantes por mês e mais de 91 mil colaboradores ativos trabalhando em mais de 16 milhões de artigos em mais de 270 idiomas.

Encyclopedia of Life: Essa enciclopédia busca uma referência online e uma base de dados sobre todas as 1,9 milhões de espécies conhecidas atualmente pelos cientistas, com o objetivo de construir uma compreensão melhor acerca da vida na Terra.

Stanford University Encyclopedia of Philosophy: Essa enciclopédia oferece plataformas editoriais e de consultoria garantindo a qualidade de material submetido, qualificado potencialmente como dinâmicas referências de trabalho educacional.

Internet Archive: A mais extensa coleção de materiais digitais em diversos formatos (áudios, vídeos, textos e websites).

The Alexandria Archive Institute: Este site possui um recurso livre e de acesso aberto para a publicação eletrônica de pesquisa de campo primária de arqueologia e disciplinas relacionadas.

Community College Open Textbook Collaborative: O CCOTC possui links para mais de 545 livros didáticos e também uma comunidade de livros didáticos abertos.

WikiEducator: Possui links para fontes abertas e livres de livros didáticos.

On the horizon – 20 million Minds: Uma nova iniciativa criada pela 20 Million Minds e pela Maxfield Foundation. O projeto busca produzir livros didáticos completos com o mesmo conteúdo que os textos comercialmente disponíveis, incluindo edições e opiniões de professores e guias de estudo. Todo o conteúdo estará sob uma licença Creative Commons CC-BY e será lançado numa plataforma online, permitindo o remix e a impressão do material. Os organizadores esperam que os cinco primeiros livros sobre STEM estejam prontos no início de 2012.

MITE – National Repository of Online Courses (NROC): O Instituto Monterey de Tecnologia e Educação (MITE) possui um Repositório Nacional de Cursos Online (NROC) que é uma crescente biblioteca de conteúdo de cursos online de qualidade.

MIT OpenCourseWare: É um repositório que contém material de 2000 cursos do MIT.

OpenCourseWareConsortium: É um esforço colaborativo de mais de 250 universidades em todo o mundo. No Brasil, a FGV e a Unicamp já se tornaram parceiras.

Open Learning Initiative: A iniciativa é da Carnegie Mellon University e contém cursos altamente desenvolvidos, com ferramentas específicas para cada tópico.

Hippocampus: O projeto também é iniciativa do Instituto Monterey, contendo material multimídia de alta qualidade para estudantes do Ensino Médio e universitários.

Next Generation Learning: A iniciativa, tomada por um conjunto de instituições, tem foco no ensino superior e de pós-graduação, buscando implementar especificamente esses níveis da educação por meio do uso de tecnologia e de mídias digitais.

Creative Commons: É uma forma de licenciar qualquer conteúdo de maneira mais precisa e aberta. O site oferece várias opções para o autor escolher como deseja que seu material seja utilizado por outros: com ou seu atribuição de créditos, com ou sem liberdade de alteração do conteúdo etc.

SAKAI: É uma plataforma de administração de cursos online de fonte aberta, ou seja, permitindo que instituições modifiquem o software de acordo com suas necessidades.

ETUDES: Baseado no SAKAI, o ETUDES oferece a possibiidade de aprendizado na administração de conteúdo na plataforma, ajudando o usuário a encontrar soluções. Além disso, oferece treinamento e suporte para instituições de educação superior.

MOODLE: É um software livre usado para criar cursos online e sites para alunos com conteúdo postado por professores.

DiscoverEd: É um protótipo de uma ferramenta de busca online desenvolvido pelo Creative Commons que facilita a procura por recursos educacionais na web.

Scitable: O site tenta responder a perguntas sobre a confiabilidade de materiais livres e abertos sobre disciplinas científicas encontrados na internet.

Flat World Knowledge: É uma plataforma de publicação de conteúdo livre que dá também a opção de impressão do material ao usuário, mas por preços mais acessíveis. A reversão do dinheiro aos autores é feita de maneira mais justa do que na indústria editorial.

P2P University: O princípio da Peer 2 peer University é o de promover o conhecimento por meio da troca. O site contém cursos livres e recursos abertos. Qualquer pessoa pode produzir conteúdo e disponibilizá-lo no site.

Open Learn: Trata-se do site que dá acesso ao material da Open University, com recursos educacionais e espaço para fórum de discussão.

Loro: É uma plataforma específica para professores de línguas. Para usar, basta criar uma conta gratuitamente e compartilhar recursos com outros professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário