Brasileiros
Wikiversidade: Um portal para publicar e consultar conteúdo educacional universitário aberto. É possível propor e desenvolver cursos e oficinas.
Wikimedia Brasil: Representa o esforço brasileiro em apoiar os projetos Wikimedia em nosso país.
Universidade aberta do Brasil: Iniciativa do MEC que integra universidades públicas no compartilhamento de conteúdo educacional para pessoas que não têm acesso à universidade. Apesar de se tratar de um programa aberto a todos os interessados, privilegia professores da educação básica.
Ripe: A Rede de Intercâmbio de produção educativa (RIPE) promove a troca de imagens e sons para uso educacional, produzidos colaborativamente.
Rived: A Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED) é iniciativa do MEC. O programa foi criado pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) e contém objetos educacionais. O RiVED também promove capacitações de produção e uso desses materiais em escolas e universidades públicas brasileiras.
Portal do Professor: Portal destinado aos professores da rede pública, contém não apenas recursos educacionais, mas também notícias sobre educação, links de apoio e ferramenta de criação de aulas online.
Lemad: O Laboratório de Ensino e Material Didático (Lemad) é um projeto da Faculdade de História da USP idealizado por alunos da graduação. Trata-se de um site de produção colaborativa de material didático direcionado a todos, mas com foco principal em professores.
Folhas: O projeto é da Secretaria de Educação do Estado do Paraná e contempla a produção de material didático pelos professores da rede pública.
FGV online: A Fundação Getúlio Vargas é a primeira instituição brasileira a fazer parte do OpenCourseWare Consortium, oferecendo cursos gratuitos em áreas diversas.
escola.livre da Casa de Cultura Digital: Um espaço físico, em São Paulo /SP, para o compartilhamento de conhecimento e discussões a respeito de cultura digital.
Domínio Público: Contém obras que já tiveram seus direitos autorais expirados, ou seja, já em domínio público, disponibilizadas gratuitamente.
Banco Internacional de Objetos Educacionais: Contém objetos educacionais construídos a partir de conteúdo de vários níveis do processo educacional – desde a educação infantil até a educação superior.
Rea Dante: Repositório de recursos educacionais abertos do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo.
Porto OpenCourseWare: Repositório de recursos educacionais abertos do Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo.
Internacionais
Connexions: “Um lugar para ver e compartilhar material educacional feito de fragmentos de conhecimento chamados de módulos, que podem ser organizados em cursos, livros, trabalhos etc.” Todo o conteúdo está disponível para download como o arquivo EPUB usado por muitos smart phones e e-readers em todo o mundo.OER Commons: Foi criada para construir uma base de conhecimento acerca do uso e re-uso de recursos educacionais abertos. Como uma rede para materiais de ensino e aprendizagem, o site permite marcações, tags, medições e revisão de mais de 24 mil itens dos 120 provedores de conteúdo.MERLOT: Recursos Educacionais Multimídia para Aprendizado e Ensino online (sigla MERLOT, em inglês) é um projeto da Universidade Estadual da Califórnia que permite revisões em parceria de materiais de ensino e aprendizagem online.
Maricopa learning exchange: Um site da Maricopa Community Colleges para seus estudantes. A troca de aprendizagem oferece “ideias, exemplos e recursos que proporcionam o aprendizado dos alunos”.
SMETE Digital Library Collection: A coleção SMETE possui recursos de matemática aplicada e ciências, engenharia, ciência da computação, informação e tecnologia.
Open Content Alliance: Um esforço colaborativo na construção de um arquivo de texto em vários idiomas e material multimídia.
eGranary Digital Library Project: Chamado de “internet em uma caixa”, o projeto proporciona milhões de recursos educacionais para instituições sem acesso adequado à internet.
Khan Academy: Uma biblioteca com mais de 1.600 tutoriais em vídeo sobre, principalmente, o currículo de matemática do K-12 e um crescente número deles sobre outras matérias.
Public Library of Science: PLOS é administrado por uma organização não-comercial de cientistas e físicos que desejam tornar aberta e acessível as literaturas médica e científica.
Library of Congress Newspaper and Current Periodical Reading Room: Chronicling America é um projeto do programa National Digital Newspaper, que é uma parceria entre o National Endowment for the Humanities (NEH) e a Biblioteca do Congresso (LC: sigla em inglês). O site oferece acesso a informações históricas sobre jornais e publica algumas de suas páginas digitalizadas.
Wikipedia: A wikipedia é a campeã das enciclopédias colaborativas com, de acordo com o próprio site, quase 78 milhões de visitantes por mês e mais de 91 mil colaboradores ativos trabalhando em mais de 16 milhões de artigos em mais de 270 idiomas.
Encyclopedia of Life: Essa enciclopédia busca uma referência online e uma base de dados sobre todas as 1,9 milhões de espécies conhecidas atualmente pelos cientistas, com o objetivo de construir uma compreensão melhor acerca da vida na Terra.
Stanford University Encyclopedia of Philosophy: Essa enciclopédia oferece plataformas editoriais e de consultoria garantindo a qualidade de material submetido, qualificado potencialmente como dinâmicas referências de trabalho educacional.
Internet Archive: A mais extensa coleção de materiais digitais em diversos formatos (áudios, vídeos, textos e websites).
The Alexandria Archive Institute: Este site possui um recurso livre e de acesso aberto para a publicação eletrônica de pesquisa de campo primária de arqueologia e disciplinas relacionadas.
Community College Open Textbook Collaborative: O CCOTC possui links para mais de 545 livros didáticos e também uma comunidade de livros didáticos abertos.
WikiEducator: Possui links para fontes abertas e livres de livros didáticos.
On the horizon – 20 million Minds: Uma nova iniciativa criada pela 20 Million Minds e pela Maxfield Foundation. O projeto busca produzir livros didáticos completos com o mesmo conteúdo que os textos comercialmente disponíveis, incluindo edições e opiniões de professores e guias de estudo. Todo o conteúdo estará sob uma licença Creative Commons CC-BY e será lançado numa plataforma online, permitindo o remix e a impressão do material. Os organizadores esperam que os cinco primeiros livros sobre STEM estejam prontos no início de 2012.
MITE – National Repository of Online Courses (NROC): O Instituto Monterey de Tecnologia e Educação (MITE) possui um Repositório Nacional de Cursos Online (NROC) que é uma crescente biblioteca de conteúdo de cursos online de qualidade.
MIT OpenCourseWare: É um repositório que contém material de 2000 cursos do MIT.
OpenCourseWareConsortium: É um esforço colaborativo de mais de 250 universidades em todo o mundo. No Brasil, a FGV e a Unicamp já se tornaram parceiras.
Open Learning Initiative: A iniciativa é da Carnegie Mellon University e contém cursos altamente desenvolvidos, com ferramentas específicas para cada tópico.
Hippocampus: O projeto também é iniciativa do Instituto Monterey, contendo material multimídia de alta qualidade para estudantes do Ensino Médio e universitários.
Next Generation Learning: A iniciativa, tomada por um conjunto de instituições, tem foco no ensino superior e de pós-graduação, buscando implementar especificamente esses níveis da educação por meio do uso de tecnologia e de mídias digitais.
Creative Commons: É uma forma de licenciar qualquer conteúdo de maneira mais precisa e aberta. O site oferece várias opções para o autor escolher como deseja que seu material seja utilizado por outros: com ou seu atribuição de créditos, com ou sem liberdade de alteração do conteúdo etc.
SAKAI: É uma plataforma de administração de cursos online de fonte aberta, ou seja, permitindo que instituições modifiquem o software de acordo com suas necessidades.
ETUDES: Baseado no SAKAI, o ETUDES oferece a possibiidade de aprendizado na administração de conteúdo na plataforma, ajudando o usuário a encontrar soluções. Além disso, oferece treinamento e suporte para instituições de educação superior.
MOODLE: É um software livre usado para criar cursos online e sites para alunos com conteúdo postado por professores.
DiscoverEd: É um protótipo de uma ferramenta de busca online desenvolvido pelo Creative Commons que facilita a procura por recursos educacionais na web.
Scitable: O site tenta responder a perguntas sobre a confiabilidade de materiais livres e abertos sobre disciplinas científicas encontrados na internet.
Flat World Knowledge: É uma plataforma de publicação de conteúdo livre que dá também a opção de impressão do material ao usuário, mas por preços mais acessíveis. A reversão do dinheiro aos autores é feita de maneira mais justa do que na indústria editorial.
P2P University: O princípio da Peer 2 peer University é o de promover o conhecimento por meio da troca. O site contém cursos livres e recursos abertos. Qualquer pessoa pode produzir conteúdo e disponibilizá-lo no site.
Open Learn: Trata-se do site que dá acesso ao material da Open University, com recursos educacionais e espaço para fórum de discussão.
Loro: É uma plataforma específica para professores de línguas. Para usar, basta criar uma conta gratuitamente e compartilhar recursos com outros professores.
Loro: É uma plataforma específica para professores de línguas. Para usar, basta criar uma conta gratuitamente e compartilhar recursos com outros professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário