sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Como solucionar, com poucas fórmulas, os problemas de cinemática? - Marcos fala sobre o ensino de Física

Hoje publicamos a apresentação do Marcos no I Encontro de Educadores do Zumbi. Marcos, professor de física do Zumbi de Viamão, falou um pouco sobre como ensinar cinemática com menos fórmulas e mais discussão conceitual. Abaixo do vídeo está a descrição completa da apresentação



Como solucionar, com poucas “fórmulas”, os problemas de cinermática?
Marcos Paulo Padoim Torres Homem

Contextualização
Via de regra a cinemática, área da física que estuda os movimentos sem considerar suas causas, estrutura-se com o auxílio de algumas equações matemáticas para uma descrição eficiente dos movimentos estudados. Em geral procura-se, com a cinemática, prever a posição de um objeto em movimento em um determinado instante de tempo. Entretanto, existe uma quantidade expressiva de problemas e situações que
podem ser resolvidas usando-se outra tática. A quantidade de equações utilizada pela cinemática não é um problema novo, contudo, seu uso é largamente difundido, o que a torna menos atrativa aos alunos. Não
é raro os professores empregarem um bom tempo com o estudo da cinemática,  isto em função da necessidade de se estudar minuciosamente todas as equações. Por isso muitos estudantes quando instigados a pensar sobre a cinemática invariavelmente queixam-se da quantidade de equações necessárias à resolução dos problemas. O que esse trabalho propõe é apresentar um método que usa exclusivamente o
conceito de velocidade escalar média para solucionar os problemas da cinemática, inclusive os que possuem aceleração. Esta forma de abordar a cinemática foi apresentada em uma palestras proferidas pelo professor Fernando Lang do Instituto de Física da UFRGS em 2004.

Objetivo
O presente trabalho visa demonstrar como utilizar a velocidade escalar média para solucionar alguns problemas de cinemática.

Metodologia
Para a presente prática utilizar-se-á apenas papel, lista de exercícios e a lousa. A ideia, durante os encontros, é a discussão de problemas de cinemática e os respectivos métodos de resolução para os mesmos. Serão disponibilizados para os aluno problemas diversos e a partir dos mesmos.

Conclusões
Esta prática foi aplicada, de modo pouco científico, no ano de 2010 na turma de pré-vestibular do Zumbi dos Palmares Pré-Vestibular durante as aulas que se referiam a cinemática. O retorno dos alunos foi positivo, pois durante o desenrolar das aulas muitos alunos (a maioria da turma) expressaram uma opinião positiva diante do contato com a cinemática com o uso de poucas fórmulas. Um aspecto que deve ser melhor trabalhado numa futura aplicação, é a de disponibilizar mais tempo para a prática e uma forma de
medir, caso haja, a fixação de conhecimento pelos participantes.

Um comentário:

  1. Bem observado, professor:

    "Em geral procura-se, com a cinemática, prever a posição de um objeto em movimento em um determinado instante de tempo"

    Defendo que a cinemática se aplica ao estudo da grandeza espaço. ( e ponto) Um grande problema é a fácil mistura do real discurso da fisica com as operações matematicas. A fisica nos diz que espaço é Vxt, e isto exige bastante discussão, por que imediatamente é utilizado a operação matemática para se resumir ou se representar por meio de relações matemáticas o que um discurso maior está nos dizendo.

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