Nathan Carvalho Pinheiro
Disciplina/área de atuação: Física
Instituição: Zumbi dos Palmares Pré-vestibular de Viamão.
Objetivo: Propor um planejamento alternativo ao tradicionalmente adotado para aulas de eletromagnetismo, de forma a aumentar a ênfase nos estudos de correntes elétricas e circuitos, e reduzir o tempo empregado em estudos de campos e força elétrica.
Justificativa: Tradicionalmente o primeiro assunto ensinado nas aulas de física do 3º ano do Ensino Médio, ano que se estuda o eletromagnetismo, são as interações elétricas de cargas pontuais ou objetos carregados. Este assunto é considerado por muitos como pré-requisito para os demais conteúdos de eletromagnetismo, o que motiva que muitas vezes seja o assunto mais enfatizado. Porém acredito que esse assunto não seja pré-requisito para o estudo das correntes elétricas e circuitos elétricos, e que a ênfase excessiva a esse conteúdo pode acabar prejudicando outros temas igualmente recorrentes no vestibular da UFRGS, como magnetismo e sua relação com correntes elétricas, e muito mais recorrentes no ENEM, como circuitos elétricos, fontes de energia, etc. Além disso, a ordem tradicional dos conteúdos pode trazer algumas dificuldades didáticas adicionais, visto que começa justamente pelo conteúdo mais abstrato (com idealizações sofisticadas, como carga pontual e casca esférica) e mais distante do cotidiano dos alunos (com predominância de situações-problema típicas de laboratório)
Método: A proposta consistiu em começar o estudo de eletromagnetismo pelo conceito de corrente elétrica, seguindo para o estudos de resistores, e posteriormente circuitos elétricos. As noções de campo e força elétrica de cargas isoladas são então trabalhadas em seguida, aproveitando como motivação um estudo microscópio detalhado da corrente elétrica. Por fim parte-se para o estudo de magnetismo. Não se trata de uma proposta nova, é similar à sequência adotada em alguns livros didáticos, porém é pouco utilizada por professores em aula.
Conclusão: A sequência curricular foi adotada no núcleo de Viamão do Zumbi em 2010. Foi aparentemente bem sucedida, no sentido que os alunos não demonstraram sentir falta de estudar o comportamento de cargas isoladas no início da matéria, e pareceram mesmo se interessar mais pela matéria nos estudos de componentes elétricos e circuitos, aumentando o número de comentários e perguntas em aula, principalmente quando estes permitiam referências a aparelhos elétricos conhecidos ou circuitos domésticos.
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