quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Reordenando os conteúdos de eletromagnetismo - Nathan fala sobre o ensino de Física

Na apresentação do I Encontro de Educadores do ZPPV que publicamos hoje Nathan, professor de física do Núcleo de Viamão do Zumbi, fala sobre uma proposta de ordenamento curricular em uma área da física (eletromagnetismo) alternativa à que geralmente é praticada nas escolas. Abaixo do vídeo há informações completas sobre a apresentação.



Reordenando os conteúdos de eletromagnetismo
Nathan Carvalho Pinheiro

Disciplina/área de atuação: Física

Instituição: Zumbi dos Palmares Pré-vestibular de Viamão.

Objetivo: Propor um planejamento alternativo ao tradicionalmente adotado para aulas de eletromagnetismo, de forma a aumentar a ênfase nos estudos de correntes elétricas e circuitos, e reduzir o tempo empregado em estudos de campos e força elétrica.

Justificativa: Tradicionalmente o primeiro assunto ensinado nas aulas de física do 3º ano do Ensino Médio, ano que se estuda o eletromagnetismo, são as interações elétricas de cargas pontuais ou objetos carregados. Este assunto é considerado por muitos como pré-requisito para os demais conteúdos de eletromagnetismo, o que motiva que muitas vezes seja o assunto mais enfatizado. Porém acredito que esse assunto não seja pré-requisito para o estudo das correntes elétricas e circuitos elétricos, e que a ênfase excessiva a esse conteúdo pode acabar prejudicando outros temas igualmente recorrentes no vestibular da UFRGS, como magnetismo e sua relação com correntes elétricas, e muito mais recorrentes no ENEM, como circuitos elétricos, fontes de energia, etc. Além disso, a ordem tradicional dos conteúdos pode trazer algumas dificuldades didáticas adicionais, visto que começa justamente pelo conteúdo mais abstrato (com idealizações sofisticadas, como carga pontual e casca esférica) e mais distante do cotidiano dos alunos (com predominância de situações-problema típicas de laboratório)

Método: A proposta consistiu em começar o estudo de eletromagnetismo pelo conceito de corrente elétrica, seguindo para o estudos de resistores, e posteriormente circuitos elétricos. As noções de campo e força elétrica de cargas isoladas são então trabalhadas em seguida, aproveitando como motivação um estudo microscópio detalhado da corrente elétrica. Por fim parte-se para o estudo de magnetismo. Não se trata de uma proposta nova, é similar à sequência adotada em alguns livros didáticos, porém é pouco utilizada por professores em aula.

Conclusão: A sequência curricular foi adotada no núcleo de Viamão do Zumbi em 2010. Foi aparentemente bem sucedida, no sentido que os alunos não demonstraram sentir falta de estudar o comportamento de cargas isoladas no início da matéria, e pareceram mesmo se interessar mais pela matéria nos estudos de componentes elétricos e circuitos, aumentando o número de comentários e perguntas em aula, principalmente quando estes permitiam referências a aparelhos elétricos conhecidos ou circuitos domésticos.

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