Descobrindo práticas...
Natália Souza Silva
Licenciada em História, professora das disciplinas de, História Geral e Espanhol no ZPPV popular no ano de 2009.
Objetivos:
- Apresentar os conteúdos a serem estudados na disciplina de espanhol;
- Proporcionar um primeiro contato com a escrita da língua espanhola;
- Identificar familiaridades e os níveis de compreensão do espanhol dos estudantes;
- Produzir estranhamentos, desenvolver e pensar estratégias de aprendizagem dos conteúdos a partir do retorno das atividades;
- Estabelecer relações entre os conhecimentos que os estudantes possuem com as novas informações trazidas pela língua estrangeira;
- Produzir comparações com a estrutura da língua portuguesa como estratégia de compreensão e aprendizado do espanhol.
Recursos:
- Cópias dos textos de apoio em Xerox; Quatro aulas;
- Referência: textos da atividade 1 foram retirados do livro “Espejos: una historia case universal” de Eduardo Galeano; texto da atividade 2 retirado de suplemento pedagógico.
Metodologia:
A atividade 1 é desenvolvida no primeiro encontro com os estudantes, portanto, aula inicia com a apresentação da professora e dos estudantes e por meio de uma conversa entre o grupo se expõem as justificativas da disciplina pela professora e as justificativa dos estudantes pela opção do espanhol no vestibular. Bem como suas expectativas e estranhamentos. Após essa introdução são distribuídos diferentes textos aos estudantes e exposto o roteiro da atividade a ser realizada em sala de aula: 1.leitura individual dos textos; 2.grifo das palavras desconhecidas; 3.Escrever, brevemente sua compreensão a respeito do texto lido (atividade a ser entregue na aula seguinte). Na aula seguinte acontece a discussão a respeito das compreensões sobre os textos seguindo da exposição pelos estudantes das dificuldades e facilidades encontradas na leitura e compreensão dos textos. Essa atividade além de apresentar a disciplina também introduz a primeira etapa do estudo do espanhol, interpretação de texto.
A atividade 2 é desenvolvida cerca de um mês após a atividade 1 e inaugura a segunda etapa da preparação para a prova de espanhol, o estudo da morfologia. Ao final da aula destinada para estudo das regras de acentuação é entregue uma folha contendo um texto (Los dias de la semana) e um exercício a ser realizado em casa e entregue e discutido na aula seguinte. O exercício consiste em um quadro a ser completado com cinco palavras extraídas do texto correspondendo a cada classe gramatical. Na aula seguinte é feita uma reflexão a respeito do desenvolvimento do exercício proposto, onde os estudantes expõem suas dificuldades, dúvidas e as estratégias de desenvolvidas para compreender a estrutura gramatical do espanhol, como por exemplo, a comparação com a estrutura da língua portuguesa. Dessa forma dá-se início aos estudo de cada uma das classes gramaticais.
Possíveis conclusões:
Ambas as atividades mostraram-se estratégias bastante significantes para dar início ao desenvolvimento dos conteúdos, pois, trazem a tona no âmbito individual algumas familiaridades e também produzem estranhamentos a cerca dos conteúdos da língua espanhola. Estratégias foram desveladas pelos próprios estudantes como mecanismo de compreensão e estudo da língua espanhola, como o estabelecimento de relações entre os conhecimentos que os estudantes possuem com as novas informações trazidas pela língua estrangeira. Bem como, a produção de comparações com a estrutura da língua portuguesa como estratégia de compreensão e aprendizado do espanhol.
As atividades se mostram exitosas, sobretudo, por haver o momento de discussão no grande grupo a respeito do desenvolvimento das atividades proporcionando a socialização das dúvidas, das dificuldades e das estratégias de compreensão. As atividades demonstraram que o assunto não é completamente desconhecido para alguns, contudo, mostrou-se de difícil compreensão para outros.
A atividade 1, além de despertar para as dificuldades maiores de alguns alunos foi sintomático que muitos não tenha entregado tal atividade e, foi preciso insistir esclarecendo-lhes que a atividade é importante para que a professora possa acompanhar as dificuldades e auxiliá-los na aprendizagem. Através da entrega da compreensão por escrito foi possível distinguir os diferentes níveis de entendimento da língua e da interpretação do texto. Além do mais me chamou atenção o estranhamento com o teor dos assuntos trazidos pelos textos. No grande grupo pude perceber a curiosidade com respeito a pronuncia das palavras alertando para um elemento importante para a compreensão do espanhol, através da familiarização com a pronúncia da língua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário