quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Descobrindo práticas... - Natália fala sobre o ensino de Espanhol

O primeiro relato de prática docente do I Encontro de Educadores do ZPPV foi feito pela professora Natália, que falou sobre sua experiência como professora de espanhol do Zumbi sem ter formação específica para isso. Natália relatou também qual é a atividade que utilizou para introduzir o estudo de língua estrangeira aos alunos. Confira:





Descobrindo práticas...
Natália Souza Silva
Licenciada em História, professora das disciplinas de, História Geral e Espanhol no ZPPV popular no ano de 2009.

Objetivos:
  • Apresentar os conteúdos a serem estudados na disciplina de espanhol;
  • Proporcionar um primeiro contato com a escrita da língua espanhola;
  • Identificar familiaridades e os níveis de compreensão do espanhol dos estudantes;
  • Produzir estranhamentos, desenvolver e pensar estratégias de aprendizagem dos conteúdos a partir do retorno das atividades;
  • Estabelecer relações entre os conhecimentos que os estudantes possuem com as novas informações trazidas pela língua estrangeira;
  • Produzir comparações com a estrutura da língua portuguesa como estratégia de compreensão e aprendizado do espanhol.

Recursos:
  • Cópias dos textos de apoio em Xerox; Quatro aulas;
  • Referência: textos da atividade 1 foram retirados do livro “Espejos: una historia case universal” de Eduardo Galeano; texto da atividade 2 retirado de suplemento pedagógico.

Metodologia:
A atividade 1 é desenvolvida no primeiro encontro com os estudantes, portanto, aula inicia com a apresentação da professora e dos estudantes e por meio de uma conversa entre o grupo se expõem as justificativas da disciplina pela professora e as justificativa dos estudantes pela opção do espanhol no vestibular. Bem como suas expectativas e estranhamentos. Após essa introdução são distribuídos diferentes textos aos estudantes e exposto o roteiro da atividade a ser realizada em sala de aula: 1.leitura individual dos textos; 2.grifo das palavras desconhecidas; 3.Escrever, brevemente sua compreensão a respeito do texto lido (atividade a ser entregue na aula seguinte). Na aula seguinte acontece a discussão a respeito das compreensões sobre os textos seguindo da exposição pelos estudantes das dificuldades e facilidades encontradas na leitura e compreensão dos textos. Essa atividade além de apresentar a disciplina também introduz a primeira etapa do estudo do espanhol, interpretação de texto.

A atividade 2 é desenvolvida cerca de um mês após a atividade 1 e inaugura a segunda etapa da preparação para a prova de espanhol, o estudo da morfologia. Ao final da aula destinada para estudo das regras de acentuação é entregue uma folha contendo um texto (Los dias de la semana) e um exercício a ser realizado em casa e entregue e discutido na aula seguinte. O exercício consiste em um quadro a ser completado com cinco palavras extraídas do texto correspondendo a cada classe gramatical. Na aula seguinte é feita uma reflexão a respeito do desenvolvimento do exercício proposto, onde os estudantes expõem suas dificuldades, dúvidas e as estratégias de desenvolvidas para compreender a estrutura gramatical do espanhol, como por exemplo, a comparação com a estrutura da língua portuguesa. Dessa forma dá-se início aos estudo de cada uma das classes gramaticais.

Possíveis conclusões:

Ambas as atividades mostraram-se estratégias bastante significantes para dar início ao desenvolvimento dos conteúdos, pois, trazem a tona no âmbito individual algumas familiaridades e também produzem estranhamentos a cerca dos conteúdos da língua espanhola. Estratégias foram desveladas pelos próprios estudantes como mecanismo de compreensão e estudo da língua espanhola, como o estabelecimento de relações entre os conhecimentos que os estudantes possuem com as novas informações trazidas pela língua estrangeira. Bem como, a produção de comparações com a estrutura da língua portuguesa como estratégia de compreensão e aprendizado do espanhol.

As atividades se mostram exitosas, sobretudo, por haver o momento de discussão no grande grupo a respeito do desenvolvimento das atividades proporcionando a socialização das dúvidas, das dificuldades e das estratégias de compreensão. As atividades demonstraram que o assunto não é completamente desconhecido para alguns, contudo, mostrou-se de difícil compreensão para outros.

A atividade 1, além de despertar para as dificuldades maiores de alguns alunos foi sintomático que muitos não tenha entregado tal atividade e, foi preciso insistir esclarecendo-lhes que a atividade é importante para que a professora possa acompanhar as dificuldades e auxiliá-los na aprendizagem. Através da entrega da compreensão por escrito foi possível distinguir os diferentes níveis de entendimento da língua e da interpretação do texto. Além do mais me chamou atenção o estranhamento com o teor dos assuntos trazidos pelos textos. No grande grupo pude perceber a curiosidade com respeito a pronuncia das palavras alertando para um elemento importante para a compreensão do espanhol, através da familiarização com a pronúncia da língua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário