sábado, 20 de agosto de 2011

O Fim da Escravidão e os Reflexos na Sociedade Contemporânea Brasileira - Eduardo fala sobre ensino de história

Em sua apresentação no I Encontro de Educadores do ZPPV, o prof. Eduardo relatou uma interessante sequência de atividades que experimentou em aula e que ajudaram a discutir as relações entre a história do Brasil e o racismo contemporâneo. Abaixo do vídeo seguem informações completas sobre a proposta.



História do Brasil
Eduardo Souza.
Objetivo: 
  • Promover reflexões a cerca da escravidão no Brasil e algumas de suas conseqüências nos dias atuais;
  • Analisar o interesse da sociedade brasileira no final do século XIX referente ao final da escravidão e referente ao projeto de branqueamento da população brasileira;
  • Discutir com os alunos sobre a manifestação cultural de alguns grupos sociais em relação ao preconceito étnico (Movimento Negro, Artistas Negros Engajados, etc);

Metodologia:
Serão realizadas três aulas de 1h/aula cada.
A primeira haverá reflexões sobre o estereótipo racial. Nessa aula, o professor apresentará algumas imagens das quais os alunos irão identificá-las. Posterior a esse exercício, haverá uma explanação feita pelo professor e debate no grande grupo sobre o imaginário social;

Na segunda aula, o assunto será o branqueamento e o fim da Escravidão dando maior ênfase no contexto e nos interesses dos grupos sociais dominantes em relação a essas duas manobras políticas. Será utilizado como material de apoio um texto extraído de uma entrevista com o historiador Andreas Hofbauer: O racismo no Brasil e o branqueamento da sociedade. Hofbauer é Especialista em temas como racismo, antropologia, questão racial e cultura e religiosidade afro-brasileira, Andreas Hofbauer é PhD pela Universidade de Viena, Doutor em Antropologia Social pela USP e professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Unesp, campus Marília. Autor do livro Uma História de Branqueamento ou o Negro em Questão, nesta entrevista Andreas discute o racismo no Brasil, conta como o movimento negro reagiu à ideologia do branqueamento e se mostra pessimista quanto à harmonização cultural. Também será utilizado um texto elaborado pelo professor Eduardo Souza sobre o assunto.

Na terceira aula, haverá uma apresentação sobre a reação da sociedade. Onde o professor irá apresentar duas letras de música de Jorge Bem, um poema de Castro Alves, Um exemplar da Revista Tição, algumas diretrizes do Movimento Negro no Brasil, etc. Serão também colocados dois exercícios de vestibular para resolução em aula e terá em seguida a correção e o encerramento do assunto com debate entre o grupo.

Conclusão:
Minhas expectativas em relação a esse tema é possibilitar melhor entendimento aos alunos das causas do Brasil ser ainda um país racista e preconceituoso e também fazê-los questionar sobre sua condição social como agente social e cidadão responsável e atuante dentro de toda e qualquer esfera política na qual esse agente possa estar inserido.
Também como princípio básico o interesse desses 3 encontros é preparar os alunos do Zumbi para o vestibular.

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