sexta-feira, 17 de junho de 2011

Filmes e palestras sobre temas de história da prova da UFRGS de graça

O CineBancários e a Pró Reitoria de Extensão da UFRGS promovem, sempre no primeiro e no último sábado do mês, o ciclo História no Cinema para Vestibulandos 2011. Os filmes exibidos, sempre com entrada franca e procedidos por palestras, abordam temas que caem na prova de História do vestibular da UFRGS.

O objetivo dos organizadores é utilizar o cinema como recurso didático para quem está se preparando para o vestibular. Como recorte temático, foram escolhidos os séculos XIX e XX, devido à grande proporção de questões de vestibular sobre esses conteúdos. Os palestrantes são graduandos, graduados, pós-graduados e professores de História da UFRGS.

Integram a programação ficções como Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino, que será usado para discutir a II Guerra Mundial, a animação Valsa com Bashir, de Ari Folman, na aula sobre o Oriente Médio, e documentários, entre eles Jango, de Silvio Tendler, que será utilizado para falar sobre a República Democrática Brasileira e o Populismo.

Quando? Sempre no primeiro e no último sábado de cada mês, das 9:30 às 12:30
Onde? No CineBancários: Rua General Câmara, 424, Centro – POA | fone: 34331204 / 05
Quanto? Filmes e palestras são com ENTRADA GRATUITA
Quem organiza? Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Pró-Reitoria de Extensão (PROREXT) & SindiBancários/CineBancários
Contato? cinebancarios@sindbancarios.org.br

Programação:
25 de Junho
Escravismo no Brasil: Besouro (João Daniel Tikhomiroff, Brasil, 2009, 94 minutos)
*Palestrantes: Alfredo Ranzan e Gabriel Torelly

Besouro (Ailton Carmo) foi o maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que - ao se identificar com o inseto que ao voar desafia as leis da física - desafia ele mesmo as leis do preconceito e da opressão. Passado nos anos 20, Besouro é um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem. Uma história imortalizada por gerações, que chega aos cinemas com ação e poesia no cenário deslumbrante do Recôncavo Baiano.

2 de Julho
República Velha: Cafundó (Clóvis Bueno e Paulo Betti, Brasil, 2005, 101 minutos)
*Palestrantes: Mathias Scherer e Larissa Grisa

João de Camargo (Lázaro Ramos) viveu nas senzalas em pleno século XIX. Após deixar de ser escravo ele fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor e desesperado para viver nele. O choque é tanto que faz com que João tenha alucinações, acreditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã, João passa a acreditar que seja capaz de curar e realmente acaba curando. Ele torna-se então uma das lendas brasileiras, se popularizando como o Preto Velho.

30 de Julho
Era Vargas: Aleluia, Gretchen! (Sylvio Back, Brasil, 1976, 118 min)
*Palestrantes: Frederico Bartz e Marcos Luft

O terceiro longa-metragem de Sylvio Back traz a marca da controvérsia política que marcaria a obra do cineasta catarinense a partir dessa saga de uma família de imigrantes alemães que fogem da Alemanha nazista e se fixam no sul do Brasil. Para mostrar as ligações da Ação Integralista Brasileira com o Terceiro Reich, ao longo de quatro décadas, o diretor recorre a uma linguagem tão polêmica e ousada quanto o próprio tema. Realizado durante a ditadura militar, em 1976, o filme permanece como um dos pontos altos na carreira de Back, que escreveu o roteiro com o futuro novelista Manoel Carlos, inspirado nas suas memórias e origens culturais. Vale destacar a ótima utilização na trilha sonora de A Cavalgada das Walkírias, de Richard Wagner, em ritmo de rock, em versão do grupo O Terço.

6 de agosto
República Democrática Brasileira/Populismo: Jango (Sílvio Tendler, Brasil, 1984, 115 minutos)
*Palestrantes: Francisco Cougo Junior e Daniela Conte

Um relato da vida política brasileira dos anos 60, tendo como fio condutor a biografia do presidente João Goulart. Sua ascensão e queda até a morte no exílio são reconstituídas a partir de material de arquivo e entrevistas com personalidades como o ministro Afonso Arinos de Melo Franco, o general Antonio Carlos Muricy, Leonel Brizola, Celso Furtado e Frei Betto, entre outros.

27 de agosto
Ditadura Civil-Militar: Kamchatka (Marcelo Piñeyro, Argentina, 2002, 105 minutos)
*Palestrantes: Marla Assumpção e Ananda Simões

Kamchatka é um filme que se passa na década de 70 e conta a história de uma família argentina que se vê obrigada a fugir para escapar da ditadura no país. Quem nos conta essa história é Harry, o filho mais velho do casal.
Para ele a ditadura é um jogo. Onde alienígenas invadem sua casa e sua família tem que tentar fugir, escondendo-se em uma fazenda.

3 de Setembro
Nova República: Última Parada 174 (Bruno Barreto, Brasil, 2008, 110 min)
*Palestrantes: Cássio Pires e Carlos Torcato

Rio de Janeiro, 1983. Marisa (Cris Vianna) amamenta o pequeno Alessandro (Marcello Melo Jr.), em sua casa na favela. Viciada em drogas, assiste impotente seu filho ser retirado de suas mãos pelo chefe do tráfico local, devido à uma dívida não paga. Dez anos depois Sandro (Michel Gomes), filho único, vê sua mãe ser morta por dois ladrões. Apesar de ficar sob os cuidados da tia, ele decide fugir e passa a conviver com um grupo de garotos que dorme na igreja da Candelária, onde tem acesso ao mundo das drogas. Apesar de não saber ler ou escrever, Sandro sonha em ser um famoso compositor de rap. Para tanto ele espera a ajuda de Walquíria (Anna Cotrim), que realiza um trabalho voluntário junto a meninos de rua. Só que Sandro testemunha mais uma tragédia, a chacina da Candelária, onde 8 meninos de rua foram mortos pela polícia. Este evento aproxima Sandro e Alessandro, que passam a ter um forte convívio.

24 de Setembro
Imperialismo e I Guerra Mundial: A Carga da Brigada Ligeira (Michael Curtiz, EUA, 1936, 115 minutos)
*Palestrantes: Marcos Machry e Samuel Marcolin

O Major Geoffrey Vickers (Errol Flynn) é um oficial britânico que comanda um regimento na Índia. Seu maior tormento é Surat Khan (C. Henry Gordon), líder da fronteira do norte da Índia e principal rival dos ingleses. Durante uma manobra militar rotineira, o alojamento fica praticamente indefeso, e é surpreendido por Surat com seu exército. Surat promove então uma verdadeira chacina, matando crianças e mulheres que ali moravam. Sedento de vingança, Vickers começa então uma caçada a Surat, mas descobre que o mesmo fugira para a Rússia, onde possui fortes aliados. Sabendo que Surat estaria com a artilharia russa, Vickers move seu regimento para a Criméia e cria a Brigada Ligeira afim de atacar Surat e seus aliados, iniciando uma batalha que ficaria para a história. Baseado no famoso poema da Alfred Tennyson, "A Carga da Brigada Ligeira" é mais uma excelente filme com a assinatura de Michael Curtiz e Errol Flynn, rendendo 3 indicações ao Oscar.

1º de Outubro
Nazismo: O menino do pijama listrado (Mark Herman, EUA, Inglaterra, 2008, 94 minutos)
*Palestrantes: Nathália Cadore e Cássio Camargo

Alemanha, 2ª Guerra Mundial. Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo em um campo de concentração. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer para uma criança de sua idade. Ao explorar o local ele conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto aproximadamente de sua idade que sempre está com um pijama listrado e do outro lado de uma cerca. Bruno passa a visitá-lo frequentemente, surgindo entre eles uma amizade.

29 de Outubro
II Guerra Mundial: Bastardos Inglórios (Quentin Tarantino, EUA/ Alemanha, 2009, 153 minutos)
*Palestrantes: Enrique Padrós e Aníbal Alvarez

Durante a Segunda Guerra, na França ocupada pelo exército alemão, a jovem Shosanna Dreyfus (Mélaine Laurent) testemunha a execução da família pelo coronel nazista Hans Landa (Christoph Waltz). Porém, ela consegue escapar e passa a viver sob a identidade de uma proprietária de cinema em Paris, enquanto aguarda o momento certo para se vingar. Ainda na Europa, o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) organiza um grupo de soldados judeus para lutar contra os nazistas. Conhecido pelo inimigo como "Os Bastardos", o grupo de Aldo recebe uma nova integrante, a atriz alemã e espiã disfarçada Bridget Von Hammersmark (Diane Kruger), que tem a perigosa missão de chegar até os líderes do Terceiro Reich.

5 de Novembro
Oriente Médio: Valsa com Bashir (Ari Folman, Israel, 2008, 1h30 min)
*Palestrantes: Dario Ribeiro e Juliano Medeiros

Valsa com Bashir é um filme israelense de 2008 escrito e dirigido por Ari Folman. No formato de documentário animado, o filme retrata as tentativas de Folman, um veterano da Guerra do Líbano de 1982, de recuperar suas memórias perdidas dos eventos que marcaram o massacre de Sabra e Shatila. A película foi lançada em 13 de maio de 2008 durante o Festival de Cannes e foi uma das cinco indicadas ao Óscar de melhor filme estrangeiro.
O filme retrata de forma sensível o envolvimento do Estado de Israel no massacre, resgatando a participação dos pequenos soldados que lutaram nesta guerra. O trauma gerado pelo massacre ainda é presente no imaginário israelense, e um determinado momento do filme é possível perceber a comparação com os campos de concentração que dizimaram um número enorme de judeus, ciganos e homossexuais.

26 de Novembro
Guerra Fria: Adeus, Lênin! (Wolfgang Becker, Alemanha, 2003, 118 minutos)
*Palestrantes: Gabriela Rodrigues e Erick da Silva

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.

3 de Dezembro
África Contemporânea: Distrito 9 (Neill Blomkamp, Nova Zelândia/África do Sul 2009, 112 min)
*Palestrantes: Rodrigo Alberto e Raquel Braun

Há 20 anos uma gigantesca nave espacial pairou sobre Joanesburgo, capital da África do Sul. Como estava defeituosa, milhões de seres alienígenas foram obrigados a descer à Terra. Eles foram confinados no Distrito 9, um local com péssimas condições e onde são constantemente maltratados por policiais do governo. Pressionado por problemas políticos e financeiros, o governo local deseja transferir os alienígenas para outra área. Para tanto é preciso realizar um despejo geral, o que cria atritos com os extra-terrestres. Durante este processo Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), um funcionário do estado, é contaminado por um fluido alienígena. A partir de então ele se torna um simbionte, já que seu organismo gera algumas partes extra-terrestres. Com o governo desejando usá-lo como arma política, Wikus conta apenas com a ajuda do extra-terrestre Christopher para escapar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário