segunda-feira, 20 de junho de 2011

Inscrições para o ProUni começam hoje


Estão abertas as inscrições para estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2011. O prazo para as inscrições se encerra às 23h59 do dia 24 de junho, sexta-feira. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do Prouni.

Podem concorrer a bolsas candidatos que não possuam diploma de curso superior e que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento privado com bolsa integral. São duas modalidades de bolsa: as integrais, destinadas a candidatos com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa; e as parciais (50%), para pessoas com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Para participar da seleção, é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação. Além disso, o candidato deve se enquadrar em pelo menos uma das condições abaixo:


  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;         
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e que estejam concorrendo a bolsas nos cursos  de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição e senha no Enem 2010 e seu número no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Caso o candidato não se recorde de seu número de inscrição, ou de sua senha no Enem 2010, poderá recuperá-los no endereço: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/

Cursos
O site do ProUni disponibiliza informações sobre as instituições participantes e cursos oferecidos. No momento da inscrição, o estudante escolhe a modalidade de bolsa e até três opções de instituições de ensino superior, cursos e turnos dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar per capita e seu perfil socioeconômico.

As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema, a partir do segundo dia de inscrição, em caráter exclusivamente informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.

Neste semestre, haverá somente uma etapa com três chamadas e a lista de espera. Veja o cronograma:

Etapa Única de Inscrição

  • Inscrições: 20/06 (seg) - 24/06 (sex)
  • 1ª Chamada
    Resultado candidatos pré–selecionados 27/06 (seg)
  • Comprovação de informações e processo seletivo próprio 27/06 (seg) - 06/07 (qua)
  • 2ª Chamada
    Resultado candidatos pré-selecionados 12/07 (ter)
  • Comprovação de informações e processo seletivo próprio 12/07 (ter) - 19/07 (ter)
  • 3ª Chamada
    Resultado candidatos pré-selecionados 25/07 (seg)
  • Comprovação de informações e processo seletivo próprio 25/07 (seg) - 29/07 (sex)
  • Lista de Espera
    Manifestação de Interesse 06/08 (sáb) - 08/08 (seg)
  • Divulgação no Sisprouni 11/08 (qui)
  • Convocação, comprovação de informações e processo seletivo 11/08 (qui) - 18/08 (qui)

Fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/temas/educacao/2011/06/comecam-as-inscricoes-para-o-prouni-do-segundo-semestre

Um comentário:

  1. ONDE ESTAVA ESCRITO? ONDE ESTAVA ESCRITO QUE PROFESSOR DE REDE PUBLICA NÃO PODERIA SE INSCREVER NOS CURSOS DE LICENCIATURA EAD NO PROUNI? ESTA É A RESPOSTA QUE ME DERAM EM UMAS DAS ULTIMAS E INUMERAS LIGAÇÕES QUE FIZ PARA O 0800, APOS ABRIR MUITOS PROTOCOLOS DESESPERADOS AO FINAL DO ULTIMO DIA DE INSCRIÇÃO, FOI O QUE OUVI. POR NÃO SABEREM O QUE ME DIZER, POIS O SISTEMA ESTAVA LOGICAMENTE ERRADO ELES INVENTARAM ESTA DESCULPA, PRA ME FAZER PARAR DE INCOMODA-LOS. NÃO ME CONVENCERAM NÃO, MAS TAMBÉM, NÃO ME DEIXARAM ME INSCREVER PARA UMA COISA QUE TINHA DIREITO SIM, UMA VAGA NUM CURSO DE LICENCIATURA COM BOLSA INTEGRAL. NEM PLATAFORMA FREIRE, NEM PROUNI...E AINDA FALAM QUE AJUDAM OS PROFESSORES A SE QUALIFICAREM! UMA PROFESSORA DESESPERADA....DEVO PROCURAR MEUS DIREITOS JUNTO A QUEM?

    ResponderExcluir