O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) abre na quarta-feira (15) as inscrições para os estudantes que desejam se inscrever para disputar uma das 26 mil vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. Somente no Rio Grande do Sul, são mais de 1,6 mil vagas disponíveis. Quem deseja participar deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e ter nota maior do que zero na redação.
Vagas no RS:
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – 150
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – 933
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – 69
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense – 168
- Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) – 351
Como funciona
Os candidatos devem acessar o site do Ministério da Educação (MEC) e escolher duas opções de curso, elegendo sua prioridade. Ao fim de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. O estudante pode mudar de opção se concluir que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente. O sistema funciona das 6h às 23h59 de cada dia, quando é fechado para calcular as notas de corte.
A lista dos estudantes selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 22 de junho. Os aprovados terão entre os dias 27 e 28 para efetuar a matrícula nas instituições de ensino. Caso o participante tenha conseguido uma vaga no curso marcado como segunda opção, poderá permanecer no sistema e esperar pela segunda chamada. Os selecionados para a primeira opção perdem a vaga se não efetuarem a matrícula.
No dia 2 de julho, o MEC divulga a segunda chamada, com prazo de matrícula de 5 a 6 de julho. Após esse período o sistema gera uma lista de espera que fica disponível para as instituições selecionarem candidatos para as vagas remanescentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário