quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Teste da boneca - Racismo na infância

Ninguém nasce racista. Com quem que elas aprenderam?


Este teste foi realizado pela primeira vez nos anos 1940 pelo psicólogo americano Kenneth Clark. Quase 60 anos depois, o cineasta americano Kiri Davis recriou o teste. A pedagoga brasileira Roseli Martins realizou um teste semelhante com crianças brasileiras em 2006.

Quando Kenneth Clark testou 16 crianças afro-americanas em 1950, 63% (10 de 16) escolheu a boneca branca. Quando Davis testou 21 crianças afro-americanas em 2005, 71% (15 de 21) escolheu a boneca branca.

Martins testou 26 meninas (14 brancas, 12 afro-brasileiras) com 4 bonecos: um boneco menino, uma boneca negra, uma boneca branca com cabelo curto e uma boneca menina branca com cabelos compridos. Ela descobriu que 17 meninas (65%) escolheram a boneca branca de cabelo comprido, quatro (15%) escolheram o boneco menino e cinco escolheram a boneca negra (19%). Dos cinco que escolheram a boneca negra, somente 2 das 12 meninas afro-brasileiras (17%) escolheram a boneca negra.

As informações acima foram retiradas de um vídeo que apresenta uma recriação do teste no Brasil em 2009, e pode ser assistido aqui. Nessa versão são feitas várias perguntas. Os resultados foram:

Qual boneca é mais bonita? 17 (65%) escolheu a boneca branca, 9 escolheu a boneca negra.

Qual boneca é a boneca boa? 
11 (69%) escolheu a boneca branca, 5 escolheu a boneca negra.
Qual boneca você prefere brincar? 
6 (55%) escolheu a boneca a boneca branca, 5 escolheu a boneca negra.
Se você pudesse escolher apenas uma boneca pra comprar pra a sua irmã, qual você compraria? 
10 (67%) escolheu a boneca branca, 5 escolheu a boneca negra.

3 comentários:

  1. Infelizmente o mundo dissemina o racismo.O ser humano busca ser diferente do que é.Isso deve-se a fatores que extrapolam a questão da etnia.Geralmente,quem detém o poder e promove desigualdades, são os que se assemelham aos bonecos brancos.Isso explicaria a insatisfação da criança com sua aparência.A infelicidade do seu eu,a conduz a negação de sua origem.Aliada a isso,o reforço que desconsidera as complexidades.Um teste,puro e simples,não é a expressão da verdade;a verdade nesse contexto se expressaria após trabalhos de orientação diversificados.É insuficiente um teste para diagnosticar uma situação geral.Concluo então,que a criança se sente triste,isso explicaria tentar ser "diferente",ser a boneca branca que tem os melhores brinquedos,alimentos,carros,amigos,em suma,o dinheiro para comprar tudo isso.

    ResponderExcluir
  2. nimguem nasce odiano as pessoas pela cor de sua pele para odiar é preciso aprender e se pode aprender a odia é preciso encina a ama

    ResponderExcluir