domingo, 5 de junho de 2011

Ameaças são enviadas a denunciantes de racismo policial em Jaguarão

Reprodução do e-mail com as ameaças
O caso do estudante Helder Souza Santos aparentemente ainda não acabou. Ativistas que denunciaram as agressões, ameaças e ofensas racistas de policiais militares dirigidas a um estudante negro, receberam ameaças e mais declarações racistas via e-mail, supostamente enviadas pelo próprio comandante da Brigada Militar de Jaguarão. Reproduzimos abaixo o conteúdo do e-mail:


--- Em sex, 3/6/11, Jose Antonio Ferreira da Silva <jose-ferreira@brigadamilitar.rs.gov.br> escreveu:
De: Jose Antonio Ferreira da Silva <jose-ferreira@brigadamilitar.rs.gov.br>
Assunto: CASO HELDER SANTOS BAIANO -JAGUARAO
Para: **e-mails apagados para preservar a privacidade das pessoas**
Data: Sexta-feira, 3 de Junho de 2011, 9:51



Seus amantes de negros sei que são vocês e este tal de J. S. Says que estão me queimando em sites como este: http://racismoambiental.net.br/2011/05/promotor-denuncia-quatro-pms-por-agressao-e-racismo-contra-estudante-em-jaguarao/

Se vocês continuarem falando mal de mim do Sargento Avila e do soldado Osni no Caso do Helder Santos vocês vão se dar mal. O baiano já voltou pra terra dele e este assunto esta morto e encerrado. Vamos acabar com este assunto logo de uma vez e parar com este papinho de injustiça porque esse neguinho só levou uns croques da polícia e nada mais. Vamos parar com essa conversinha mole de racismo que isso é coisa de fresco.

José Antônio Ferreira da Silva
Maj. QOEM – Cmt 3ºBPAF 
Brigada Militar 
Jaguarão - RS


A denúncia pode ser vista neste e neste sites. Além disso, no site Racismo Ambiental, foi feita uma denúncia anônima afirmando que os acusados de racismo estariam forjando falsas testemunhas para provar sua inocência, e de que há motivações políticas por trás do caso. Veja a denúncia extraída de um comentário no site:
"Escrevo para pedir ajuda no caso do nosso amigo Helder Santos. Sou de Jaguarão, negro e trabalhava na preifeitura com ele. Ocorre que aqui na cidade todos ficaram contra ele depois que ele foi embora, lhe acusavam de ter “sujado” o nome da cidade em nível nacional e que apenas teria inventado a história de agressão para ser transferido para Bahia, de vítima querem transformar ele em criminoso. Mas o pior é que os dois principais agressores do Helder o sargento Avila e o soldado Osni aqui de Jaguarão estão convocando pessoas da comunidade para mentir e dizer que estavam presentes no baile de carnaval em que o Helder foi agredido e dizer para o juiz que é tudo mentira. Inclusive isso já está acontecendo, recentemente em um processo interno da Brigada Militar o Sr. Fred Nunes que é vice prefeito de Jaguarão se prestou ao papelão de mentir e dizer que não houve agressão. A mentira tem fundo politico, o sargento Ávila foi candidato a vereador em Jaguarão em 2008 pelo mesmo partido do Sr. Fred Nunes e ambos querem ser candidates novamente em 2012, logo a mentira é política e quer beneficiar os agressores do Helder. Em relação a milícia tive informações junto com o pessoal da inteligência da Brigada Militar aqui de Jaguarao, me disseram que quem escreveu as cartas de ameaça ao Helder foi o sargento Avila principalmente porque na época o soldado Osni estava ameaçando o Helder e outras testemunhas indo até a frente da casa dele de vitura de madrugada e deixando as sirens ligadas para amedrontá-lo, assim no objetivo de deixar toda a culpa da agressão com o soldado Osni o sargento Avila escreveu as cartas de ameaça pro Helder."

Nenhum comentário:

Postar um comentário